segunda-feira, 30 de setembro de 2013

A LIÇÃO DO RIO





"E o rio corre sozinho.
Vai seguindo seu caminho.
Não necessita ser empurrado.
Pára um pouquinho no remanso.
Apressa-se nas cachoeiras.
Desliza de mansinho nas baixadas.
Precipita-se nas cascatas.
Mas, no meio de tudo isso
vai seguindo seu caminho.
Sabe que há um ponto de chegada.
Sabe que seu destino é para a frente.
O rio não sabe recuar.

Seu caminho é seguir em frente.
E vitorioso, abraçando outros rios,
vai chegando no mar.
O mar é sua realização.
É chegar ao ponto final.
É ter feito a caminhada.
É ter realizado totalmente seu destino.
A vida da gente deve ser
levada do jeito do rio.
Deixar que corra como deve correr.
Sem apressar e sem represar.
Sem ter medo da calmaria
e sem evitar as cachoeiras.
Correr do jeito do rio,
na liberdade do leito da vida,
sabendo que há um ponto de chegada.

A vida é como o rio.
Por que apressar?
Por que correr se não há necessidade?
Por que empurrar a vida?
Por que chegar antes de se partir?
Toda natureza não tem pressa.
Vai seguindo seu caminho.
Assim é a árvore, assim são os animais.
Tudo o que é apressado
perde o gosto e o sentido.
A fruta forçada a amadurecer antes do tempo perde o gosto.
Tudo tem seu ritmo.
Tudo tem seu tempo.
E então, por que apressar a vida da gente?

Desejo ser um rio. Livre dos empurrões dos outros e dos meus próprios.
Livre das poluições alheias e das minhas.
Rio original, limpo e livre.
Rio que escolheu seu próprio caminho.
Rio que sabe que tem um ponto de chegada.
Sabe que o tempo não interessa.
Não interessa ter nascido a mil ou a um quilômetro do mar.
Importante é chegar ao mar.
Importante é dizer "cheguei".
E porque cheguei, estou realizado.
A gente deveria dizer: não apresse o rio, ele anda sozinho.
Assim deve-se dizer a si mesmo e aos outros: não apresse a vida,
ela anda sozinha.
Deixe-a seguir seu caminho normal.
Interessa saber que há um ponto de chegada e saber que se vai chegar lá.
É bom viver do jeito do rio!..."

Henfil. 



(*) Mensagem copiada da página do Facebook, denominada Eterno Aprendiz (https://www.facebook.com/profile.php?id=100003327461015), cuja autoria é atribuída ao Henfil, que não consegui constatar. É muito provável que tenha sido inspirada no livro da escritora Barry Stevens: "Não Apresse o Rio, ele corre sozinho", muito interessante por se tratar da terapia Gestalt. Muito boa leitura. A foto foi substituída (Rio Aquidauana que corre no município de Anastácio MS)

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

SANTA FORTE - Por HUMBERTO PINHO DA SILVA

 

 






Estava a ver a TV Globo, quando de repente surge a presença de conhecida e popular figura pública. Atentei, na esperança de ouvir opiniões de destacada personalidade. Falou sobre si, dos seus sucessos, dos prémios que recebeu, e a determinado momento sai-se com esta:


- “ Tenho muita fé na Senhora Aparecida, mas para mim a Santa Forte é a de Fátima!” - e solta jovial gargalhada, que valeu salva de palmas da assistência.


Pus-me, então, a pensar: Como é que alguém, com a projeção daquela notável figura, pode asseverar, perante as câmaras, tal coisa?


Lembrei-me logo de certo concurso, realizado na RTP, onde engenheiro, que participava, ao ser-lhe perguntado se sabia quem era a freira portuguesa, que escreveu cartas de amor, que ficaram na literatura, logo, muito lampeiro respondeu, com ar de entendido:


- “ Religiosa tão ilustre e portuguesa, só pode ser Nossa Senhora de Fátima!”


Sei que a ignorância religiosa não tem limites, mesmo em quem possui grau académico e frequente o culto; mas afirmar que a Santa de Aparecida é menos “ taumaturga” de que a de Fátima, é desconhecer quem é Nossa Senhora; é desconhecer quem é a Mãe de Jesus; é desconhecer o Evangelho.


Custa-me acreditar, mas sei que há milhares, para não dizer milhões de crentes e não crentes, que pensam que cada evocação a Maria, é uma Santa.


Sei que milhares de pessoas percorrem largas distâncias, para pagar promessas e pedir graças, à Virgem, pensando que a “imagem” que se encontra na sua paróquia é menos milagreira, que a do santuário mariano.


Padre António Vieira, conta, com grande beleza, que foi um estatuário, ao monte, cortar um cepo. Fende-o em duas metades: uma lança ao fogo, para se aquecer, a outra, transforma-a num ídolo; e termina, afirmando - que fica pasmado, porque sendo ambas as partes do mesmo cepo, uma seja adorado e outra queimada!


Também fico pasmado, ao ouvir figuras públicas, abordar temas religiosos, e muito mais quando de declaram crentes.


Se outrora a Igreja, não esclarecia devidamente os fiéis, atualmente não há razão para tanto desconhecimento.


Em muitas paróquias há catequese para adultos. Existem cursos bíblicos, gratuitos, por correspondência; e na Internet há sites de ótima qualidade sobre o tema.


A difusão da Bíblia foi de tal forma feita, que só não possui um exemplar, pelo menos do Novo Testamento, quem não quer.


Afirmações, como esta, que ouvi na TV Globo, há anos, ditas por quem se declara crente, nada dignifica quem o diz e são demonstrativas que há ainda muito para evangelizar.


É urgente cristianizar os cristãos, como dizia certo religioso da Ordem Menor, no tempo da minha adolescência.



HUMBERTO PINHO DA SILVA   -   Porto, Portugal




Matéria enviada pelo autor, por e.mail, para ser publicada – Confira-a no Blog Luso-Brasileiro “PAZ”, clicando aqui.
http://solpaz.blogs.sapo.pt/

sábado, 21 de setembro de 2013

A goécia – Advertência - Por Dario de Lyon




A goécia – Advertência:
Por Dario de Lyon
Este artigo não pretende atacar a goécia ou práticas relacionadas nem quaisquer doutrinas afins. Este artigo apenas orienta aqueles que se decidiram pelo Caminho da LUZ, e ainda não estão familiarizados com os contextos e opções disponíveis. As Instituições Iniciáticas são trâmites, e cada pessoa na sua escala evolutiva e estado vibracional se sintoniza com o que lhe apraz.
 
Em muitos livros atuais, encontrados nas livrarias, figuram termos novos e ou rebuscados... ou mesmo cujo real significado foi esquecido nas brumas do tempo. Por falta de fontes confiáveis, direcionamento de pesquisa, esclarecimento. Assim, tais materiais que se encontram em circulação entre nós, fala, alude e defende a goécia e outros termos relacionados.
 
O texto adiante, digitalizado de um livro físico, raro que, embora redigido sob um direcionamento de LUZ, nos indica o conhecimento e as práticas de las tinieblas, compilando inclusive textos de grimórios raros, que segundo o autor, valem verdadeiras fortunas. É um trabalho de mais de 25 anos dedicado ao Ocultismo: Diccionario de Ciências Ocultas. Editorial Caymi. Buenos Aires, Argentina. 1956. 611 págs.
 
Lembrando que Dario Vellozo não recomendava a goécia, e praticava a mais alta Teurgia, que é, basicamente, é o contato com Deus através da oração e de um coração puro, uma conduta irrepreensível e uma fé inabalável em Deus. A Teurgia é a "Oração em Ação"; ritualista e evocativa. Caminho extremamente árduo, segundo o Ir. +Tácitus.
 
Voltando a tal dicionário, nele se acha a apresentação de M. Maestri – Prometeo, Secretario del Gran Consejo de la Orden Martinista de la América del Sur. PTGR/F-5 S::: I:::. Apenas lembramos que o objetivo do Martinismo é e sempre será a Reintegração total individual e coletiva, de acordo com o Ir. +Tácitus. Portanto, o livro em questão, é fonte segura de dados e orientações para todos nós que trabalhamos com a LUZ! Pesquisas sérias, inclusive com materiais de Dario Vellozo, me dão absoluta certeza de que livros de caráter e/ou orientação martinista de Apollonio de Tyana (nome simbólico de Dario Vellozo) e o de Prometeo, tem a função de nos direcionar para o Caminho da Mão Direita.
 
Continuando, portanto, a falar de nossa fonte, o dicionário... seu ênfase, segundo Prometeo, é a Demonologia, onde o autor apenas apresenta os nomes de tais entidades, e ao longo de todo o livro, faz inumeráveis e sensatas advertências para que ninguém se aprofunde nem se enverede pelo caminho oposto... Uma curiosidade que tal livro nos permite entrever: todos os AAm: IIr.: devem conhecer a marca de elevadores Otis. Otis, nada mais é do que o nome de um demônio...
 
Vamos, portanto, ao texto:
 
Dice un autor moderno: * La Goecia es la antítesis de la Teurgia, lo que equivale a decir que sus tendencias sus aspiraciones, sus prácticas, sus ceremonias, todo en la Goecia há de ser al revés de la Teurgia. Para ser teúrgico se ha de ser casto, sobrio y sabio; para ser goético se há de ser libertino, destemplado y pedante; para hacer las obras de la luz se ha de estar en la luz inmóvil; para hacer las obras de tinieblas se ha de estar entre ellas.
 
Un goético de buen sentido, recta conciencia y moralidad acrisolada, sería una mosca blanca, y mejor aún que eso, un cordero oficiando de chacal. El goético ha de ser invencible en la obstinación, endurecido en el crimen e inaccesible a los remordimientos y al miedo; por afíadidura ha de ser ignorante o aparentar serio, tener fe ciega en todo lo increíble y bautizarse con sangre humana.
 
En sus ceremonias, los goéticos remedaban a los teúrgicos. Cómo? De qué modo? No hay necesidad de decirlo; no se puede pedir pudor en una casa de prostitución, ni delicadeza y sensatez donde todo es orgia y despilfarro. Vea-se el círculo de sus evocaciones, y ese lo explica todo.
 
Una advertencia, lector: Si te entregases por desgracia a la Goecia, podrías, sí, conseguir grandes cosas pecaminosas, reprobables, indignas de toda persona honrada; sería el dogal de seda que oprimiría tu garganta; sería la cadena de oro que esclavizara tu albedrio; sería la caperuza de brillantes que se incrustaría en tu Cabeza. Piensa que no hay acción que deje de producir su consecuencia, y piensa que aun estando solo, estás acompañado de un inflexible juez, de un insaciable verdugo y de un acusador que no se arredra. Todo esto eres tú para contigo mismo, y hay de ti! si olvidas mi consejo.
 
Efectivamente, esta es la opinión que merece a buen número de escritores la llamada Magia Negra; pero tenemos por indudable que existe aquí un exclusivismo digno de ser evidenciado en obsequio de la verdad.
 
La Goecia no presupone perversión; el goético pudiera no ser un hombre infame, y es necesario distinguir la obra de brujería, de la obra goética propiamente dicha. En la primera, es cierto, imperan únicamente, o poco menos, bastardas pasiones; en la segunda, patrimonio, no del brujo, sino del mago, es pura experimentación de magia, que podrá ser reprensible cuando sus fines y sus aplicaciones dejen de ser los del estudio y el deseo de profundizar los mistérios de la naturaleza invisible.
 
El brujo, es un empírico poseedor de algunos secretos que maneja como su mala índole le dieta; el mago es poseedor de la ciencia iniciática y jamás hace de ella un medio de conseguir particulares fines.
 
La Goecia pura, es, pues, la parte experimental de la Magia en lo que se refiere a los poderes y facultades que el hombre en sí desarrolla por determinados procedimientos y al dominio que llegará a ejercer sobre las entidades del astral.
 
La Teurgia ensena a relacionarse con los planos superiores, dichos celestes, concediendo el poder de extraordinarias visiones e intuiciones que entrega al mago los mayores secretos del esoterismo.”
 
Dario de Lyon
01 de Julho de 2013

Cella de Phillipe


Leia mais: http://rosacruzes.blogspot.com/2013/07/a-goecia-advertencia.html#ixzz2faUfYvoL


Fonte: Blog Rosacruzes:  (Clique neste link para conferir - Acessado dia 21/09/2013
http://rosacruzes.blogspot.com.br/2013/07/a-goecia-advertencia.html


quinta-feira, 5 de setembro de 2013

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Pederastia



 Pederastia (Homossexualismo masculino) é pecado. Abominação ao Senhor e desvio de conduta cristã.


         A Bíblia é a Única, Suficiente e Infalível regra de fé e pratica do cristianismo. Ela é a genuína Palavra de Deus. A Igreja cristã acredita na Inerrância bíblica de Gêneses a Apocalipse, onde a mesma está totalmente livre de contradições, incluindo suas partes históricas e científicas.


         A Bíblia é o oxigênio da alma da Igreja cristã, de sorte que o cristianismo não existe sem a Bíblia, mas a durabilidade e confiabilidade da Bíblia não se restringem a aceitação do homem por ser ela de natureza divina. A Bíblia sobreviveu aos piores inimigos da História da humanidade. Nas palavras do Dr. Michael Horton: “Onde quer que Cristo for, verdadeiramente e claramente, proclamado, Satanás estará presente, fazendo oposição máxima”.


         Portanto, a Igreja enquanto cristã continuará usando o seu “Manual” único e indispensável. E ao usá-lo vai sempre combater e reprovar qualquer pratica contrária aos padrões de Deus. A Igreja de Cristo é a inimiga pública do pecado. Sendo assim, a única forma de a igreja calar-se acerca das praticas sexuais pervertidas dos homens é deixar de ser bíblica.  E quando a Igreja abandonar a Bíblia (o referencial de Deus) para o contentamento dos homens, ela deixará de ser Igreja e cairá no opróbrio de Deus.


         Dizem que o Brasil é um País cristão. Que cristianismo é este que ignora os preceitos de Deus em Levítico 18:22; 20:13: “Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; é abominação” (18:22). “Se também um homem se deitar com outro homem, como se fosse mulher, ambos praticaram cousas abominável; serão mortos; o seu sangue caíra sobre eles” (20:13). É assim que Deus trata essa questão.  Que cristianismo é este que ignora textos explícitos da Bíblia onde condena veementemente a pratica homossexual? Aos displicentes recomenda-se a leitura criteriosa de Romanos 1:18-27; 1ª Coríntios 6:9-9 (idolatras, adúlteros, efeminados e sodomitas estão arrolados juntos – o apóstolo Paulo diz que não herdarão o reino de Deus) 1ª Timóteo 1:9-10 (ímpios, profanos, parricidas, matricidas, impuros,sodomitas...). “Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará” (Gl 6:7). A Bíblia é terminantemente contra o homossexualismo bem como toda e qualquer prática sexual ilícita. E a Bíblia é simplesmente a Palavra de Deus. E a manifestação Soberana de Deus em sua Santa Palavra quanto ao assunto, é de pratica abominável e condenatória. Com Deus não se brinca!


       É preciso entender que a Bíblia não visa promover a glória do homem, e sim a de Deus. Que a Bíblia tem uma doutrina bastante desagradável para o sentimento humano depravado. E que a manifestação de um Deus Soberana nas páginas da Bíblia quando aos caminhos do transgressor não é em nada simpática ao homem moderno.


         E quem se achar ofendido, questione com Deus, e para não pagar “mico”, é prudente que atenta para o conselho do apóstolo Paulo: “Quem és tu, ó homem, para discutires com Deus? Porventura, pode o objeto perguntar a quem o fez: Por que me fizeste assim?” (Rom. 9:20); do salmista: Salmo 115:3; de Daniel 4:35. E do profeta Isaías 46:10 “que desde o princípio anuncio o que há de acontecer e desde a antiguidade, as cousas que ainda não sucederam; que digo: o meu conselho permanecerá de pé, farei toda a minha vontade”.


Rev. Misael Ferreira de Oliveira


Fonte: Projeto Macedônia – Clique neste link para acessar