terça-feira, 16 de agosto de 2011

A medida do caos e da catástrofe


deHélio Arakaki helio@muryokan.com.br
para
cconogueirablog@gmail.com

data 13 de agosto de 2011 23:32
assunto: PÍLULAS PARA A ALMA - 4 - "A medida do caos e da catástrofe"
13 ago (2 dias atrás)




PÍLULAS PARA A ALMA - 4
Hélio Arakaki – Prof de Karate, facilitador didata de Biodanza e Consultor para o Desenvolvimento humano em empresas –contato@muryokan.com.br www.muryokan.com.br


A medida do caos e da catástrofe


Esses últimos dias me tem sido de total provação. Vivi situações de grande gravidade, que as encaro como um exercício e tanto para me manter em pé, tal qual um boxeador golpeado a receber uma saraivada de golpes do oponente.


Diante do cansaço, me surgiram várias vezes uma vontade de ir à lona.


Nas horas difíceis, mesmo com tantas experiências de superação já vivida, não pude deixar de questionar o por quê das dificuldades e dos sofrimentos permearem a vida de praticamente todos os seres humanos.


Concordo com Platão ao afirmar que a ignorância é a fonte do sofrimento humano.


Por isso, até o momento, um tanto exausto, não me permiti a cair, pois recorri ao conhecimento de frases que coleciono, principalmente deste pensamento samurai: “Caia sete, levante-se oito vezes”.


Me veio à cabeça também uma afirmação de Rolando Toro, criador da Biodanza, em espanhol: Problemas no existem!


Julguei essa afirmação tão estúpida até que assisti o próprio Rolando proferindo um seminário cujo tema foi Teoria do Caos de David Bohm e Teoria da Catástrofe de René Thom .


De modo bem simplista transcrevo o que entendi. Ambas as teorias se referem a uma mudança de padrão a partir de um determinado evento.


Devido a complexidade que apresentam, proponho apenas a comentar que as duas teorias referem-se à mudança.


Viver um caos é passar por uma situação difícil que ao ser transposta irá nos revelar uma nova ordem. Por exemplo, uma pessoa que teve uma doença grave curada, tendo passado por um período de tratamento e sofrimento, provavelmente terá um mudança positiva em sua percepção e o modo como encara a vida. Se sentirá, talvez, mais grato, mais fortalecido, mais confiante.


Agora, a catástrofe é um evento que pode interferir em nossa vida de modo abrupto a ponto de não restar qualquer possibilidade em restaurar ou refazer a nossa vida. Crianças vitimas de abuso sexual vivem uma situação catastrófica. Tais experiências não lhes trarão nenhum beneficio, apenas feridas. E mesmo assim, existem pessoas que não somente sobreviveram a tudo isto, mas que tocam a vida sendo pessoas equilibradas e felizes.


Enfim, exposto e sujeito às incertezas e a inevitabilidade da vida, diante de situações difíceis, na comparação do que me ocorre, se um caos ou uma catástrofe, busco uma forma de me manter no propósito e na determinação para superar desde os pequenos problemas às grandes adversidades.



Você busca a sua transformação interior para ser mais pleno, confiante e harmonioso na vida? Venha participar do grupo de iniciação de Biodanza. Sessão experimental dia 16 de Agosto. Saiba mais: (67) 3384-4090 -helio@muryokan.com.br - http://www.muryokan.com.br







Nenhum comentário:

Postar um comentário