quarta-feira, 18 de junho de 2014

FALUN GONG. O QUE É ?








Luiz Carlos Nogueira

nogueirablog@gmail.com




 A todo o momento sempre temos algo a aprender, a descobrir, a achar, enfim em nossa vida toda estamos em constante aprendizado, mesmo aqueles que não gostam muito de pensar e preferem as coisas triviais, sempre acabam pelo menos ouvindo algo que de alguma forma lhes desperta a atenção do espírito. 

Eu sempre digo que a vida é um absurdo maravilhoso, cheia de mistérios, alguns até insondáveis, difíceis ou até impossíveis de explicar. E se existem milagres na vida, para simplificar, eu indico apenas dois — a inteligência e a razão humana, porque parece-me que esses dois já pressupõem a existência de algo mais imponderável, que propicia a percepção do mundo e das coisas que nos cercam, é claro, através desses dois milagres. 

Pois bem, esses dias, lendo o livro de Andreas Englisch, intitulado “O Homem que não queria ser papa”, tradução de Gisele Andrade e Regina Canova; — São Paulo: Universo dos Livros, 2013, 1ª reimpressão da 1ª Edição, deparei-me com a abordagem sobre o movimento Falun Gong ou Falun Dafa, que é voltado para a prática milenar chinesa Qigong, cujo fundador foi o mestre Li Hongzhi, no ano de 1992, que basicamente valoriza os conceitos como zhen, shen e ren, ou seja, em outras palavras: verdade, compaixão e tolerância. 

Explica Englisch, que essa prática se desenvolve por meio de exercícios, através dos quais, o corpo e a alma, devem ser purificados, em uma relação especial com o cosmos, sem adotar formas religiosas, como rituais, adorações, hierarquia e preceitos E para compreender um pouco esse movimento, fui buscar fontes de informações sobre o tema, para repassá-las aos leitores.

Assim, o Falun Gong, não apenas melhora a saúde dos seus praticantes, como também lhes traz bem-estar e proporciona um caminho para a elevação do ser, porque a pessoa aprende a desenvolver e a cultivar virtudes, guiadas como já mencionado, pela verdade, compaixão e tolerância. Dessa forma, segundo o mestre Li Hongzhi é possível ao ser humano abandonar comportamentos negativos como os vícios do egoísmo, da inveja, da avareza, da luxúria, da preguiça, etc. 

Por meio do refinamento do caráter e da moral, o praticante vai eliminando todas as tendências egoístas, tornando-se desapegado do “ter” para “ser”, porquanto a pessoa se integra gradativamente com a boa natureza, original e pura, harmonizando-se com o universo. 

O Falun Gong ou Falun Dafa, tem origem chinesa em que “Fa” significa “Lei”, “Caminho”, e “Lun” significa “Roda”, dando a compreender que se trata de uma lei complexa, ou caminho que faz parte do movimento cósmico de rotação perpétua ou ad aeternum. Dafa é a designação composta de “Da” e “Fa”, que significa “Grande” e “Lei” ou também “Caminho”, de forma que Falun Dafa se entende como “O Grande Caminho de Cultivo da Roda da Lei”. O termo “Gong” designa genericamente todas as práticas que desenvolvem e conservam ou cultivam a energia interna, podendo, então dizer que Falun Gong é a “Prática da Roda da Lei”. 

O Falun Dafa não é um tipo de arte marcial que exige disciplina física, assim como não é uma religião ou seita, porém, trata-se de uma prática muito antiga que teve origem na China pré-histórica, dedicada a cultivar integralmente a vida e a natureza, que se desenvolve pelos exercícios de movimentos lentos do tipo Tai Chi Chuan, com suavidade, incluindo a meditação, que contribuem para reequilibrar as energias e fortalecer a saúde física e psíquica. Portanto, seu principal desiderato é o estudo e assimilação constante da virtude trina Zhen-Shan-Ren, como já foi dito, ou seja, da Verdade-Compaixão-Tolerância. Na China essa disciplina chamada de “xiulian”, que tem o significado de cultivar e refinar. 

O Falun Gong/Falun Dafa não possui templos, nem rituais, assim como não tem sacerdotes e escalas hierárquicas, iniciações e afiliações, não obstante compartilha com quem se interessar, sua crença na espiritualidade, seu modo de viver as virtudes expressadas com atitudes e verdade. Um fator importante dessa prática é o cultivo do “ser”. 

 Falun Dafa - O Caminho de Retorno ao Ser Verdadeiro [Parte 1]
 

 Falun Dafa - O Caminho de Retorno ao Ser Verdadeiro [Parte 2]

 Wikileaks: Frustração Interna sobre a Perseguição da China Contra o Falun Gong (As pessoas capturadas tinham os seus órgãos retirados e vendidos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário