terça-feira, 26 de agosto de 2014

O QUE SIGNIFICA A EXPRESSÃO “COZER A PEDRA”?






  


Luiz Carlos Nogueira










Essa expressão “cozer a pedra” (cozinhar a pedra), encontrada nas obras nas quais se expõe o trabalho dos antigos alquimistas, também chamado de a “Arte Régia” ou também “A Grande Obra”, é o que na verdade se entende hoje, ou seja, como sendo o trabalho no laboratório dos alquimistas — uma metáfora para um trabalho espiritual, isto é, que consiste em trabalhar a pedra filosofal, como se fosse a transformação de um metal inferior — em ouro, significando com isso, a transformação de si mesmo, de um estado inferior para um estado espiritual superior.

Assim é que, dizem os iniciados nas ciências ocultas, que foi através das Ciências Herméticas ensinada nos centros iniciáticos do Antigo Egito, que esses conhecimentos chegaram até nós de forma oculta, se é assim que se pode dizer sobre uma forma velada desses ensinos. Esses estudiosos das Ciências Ocultas e Alquímicas, se conduziam com um fervor e uma animação pura, com vistas a dominarem as leis da natureza e se unirem aos planos superiores da existência.

Dessa forma lograram por descobrir a Pedra Filosofal, ou seja, simbolicamente o ponto mais alto do “Templo do Homem”. Em outras palavras, essa pedra é para eles, o ponto de ligação entre o espiritual e o material — entre o que é celeste e o que é terreno. O Homem, portanto, é o Templo Vivo onde habita o espírito. É no seu interior que a Pedra Bruta se transforma na Pedra Filosofal, que é a principal meta da realização interior para dessa forma se re-unir (recuperar) à Unidade Divina de onde saiu, ou da qual se afastou.


Dizem, portanto, esses iniciados alquimistas, que para esse atingimento, são necessárias três etapas a serem cumpridas pelo ser humano, quais sejam: submissão às Leis Divinas; cumprimento dessas mesmas Leis; e finalmente, o domínio das Leis Divinas. Portanto, são essas as “três cocções” necessárias para se “cozer a Pedra” — ou seja, os três passos que podem levar o ser humano da imperfeição para a Perfeição. A essa realização é que se dá o nome de Casamento Alquímico, significando quando o Germe Divino que está semeado em nós, harmoniza o ritmo da nossa alma individual, com o ritmo da Alma do Mundo, cumprindo afinal a Grande Obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário