quarta-feira, 18 de maio de 2011

Espiritualidade com os pés no chão


Escrito por Hélio Arakaki

Terça-feira, 23 de Novembro de 2010 23:48

Existe um padrão comum a uma grande maioria em relação as busca pela realização na vida. Já no término da adolescência começamos a nos preocupar com a profissão. E depois de ter conseguido uma certa estabilidade financeira, surge o desejo de encontrar uma parceiro (a) afetivo(a) para constituir uma família. Então, depois de ter alcançado estas buscas,a profissão e a constituição de uma família, surge a necessidade de encontrar um caminho espiritual.



Penso que a vida espiritual não compreende apenas seguir uma determinada religião, seita, filosofia, sociedades secretas etc. Tampouco que a espiritualidade seja um caminho para resolver os nossos dramas próprio da existência, como a doença, dificuldades financeiras e perdas afetivas.



Existe uma frase que diz que não somos seres humanos com experiências espirituais, mas seres espirituais com experiências humanas.



Significa que a espiritualidade não pode ser separadas das questões do dia-a-dia. Não significa estabelecer um momento ou local especial para praticar a espiritualidade, como, por exemplo, ir a um culto, uma missa ou meditar. Este procedimento pode gerar atitudes dissociadas, por exemplo, a situação onde muitos frequentam locais sagrados apenas para buscarem momentos de paz momentâneos, mas ao voltar ao cotidiano praticam atitudes nada espiritualizadas.



Não pode existir a separação do que é sagrado do que é profano, a vida em si já é sagrada.

A vida espiritual está em nossas experiências mundanas, ou seja, neste mundo físico do cotidiano. Respirar, caminhar, lavar louça, trabalhar, desde que realizadas de forma consciente, é uma prática espiritual.


Por outro lado, procurar a espiritualidade apenas para resolver os problemas pessoais, eliminar a insegurança ou aliviar o medo da punição divina, faz da prática espiritual uma muleta. Para alcançar o Divino, antes de tudo, precisamos caminhar com as próprias pernas, ou seja, sem a fé em si mesmo, não se pode dizer que se tem fé em algo superior. penso eu.



Espiritualidade é, como na frase dita anteriormente, vivenciar as experiências humanas, constatar as nossas imperfeições e limitações para se dar ao trabalho de lapidação visando nos transformar em pessoas melhores.



É muita ingenuidade crer que, simplesmente frequentando uma religião, praticando rituais ou através de uma oração fervorosa, possa superar as dificuldades e tornar a vida melhor. Uma vida melhor só pode ser desfrutada quando nos equilibramos interiormente.



Eu acredito em milagres! E a fórmula para alcançá-los é esta: 10% de fé e oração mais 90% de transpiração. Significa superar as limitações humanas, como o hábito da protelação, a falta da responsabilidade pelo condução da própria vida, a falta de perseverança, a ilusão de que Deus venha fazer tudo por nós, e agir.



A prática espiritual consiste em aprender a ter comprometimento, paciência, aceitação e coragem para não ser afetado negativamente pelos fatos externos. Como recomenda a Oração da serenidade: Senhor, dê-me a serenidade necessária para aceitar as coisas que não podemos modificar, coragem para modificar aquelas que podemos e sabedoria para distinguir umas das outras.



O que podemos modificar? As nossas escolhas, o nosso comportamento, com certeza.



Conheço pessoas que são ateus, mas possuidoras de um coração puro, sem maldade e sempre de bem com a vida. Penso que elas são altamente espiritualizadas, inclusive, mais que aquelas que vivem enfurnadas na prática espiritual, conscientes do que é certo ou errado, mas cometendo atos contrários do que professam

Deste modo, quando um mendigo, ao ganhar um prato de comida,busca compartilhar o alimento com os companheiros de rua, naquele momento ele está vivendo uma conexão com o sagrado, com o Divino.



Para terminar, um texto engraçadíssimo do Luis Fernando Veríssimo, que mostra o ser humano que somos nós, imperfeitos, mas, como afirmei, que através da consciência pode refrear seus impulsos e agir para o bem de si mesmo e do próximo, apesar de que nem sempre as coisas saírem do jeito que desejaríamos que fosse. Pratica espiritual é também leveza e humor! Eis o texto:



Senhor, dê-me serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar,
a coragem para mudar as coisas que não posso aceitar
e a sabedoria para esconder os corpos daquelas pessoas que eu tive que matar por estarem me enchendo o saco.



Também, me ajude a ser cuidadoso com os calos em que piso hoje, pois eles podem estar conectados aos sacos que terei que puxar amanhã.



Ajude-me, sempre, a dar 100% no meu trabalho...


- 12% na segunda-feira,


- 23% na terça-feira,


- 40% na quarta-feira,


- 20% na quinta-feira,


- 5% na sexta-feira.



E... Ajude-me sempre a lembrar,quando estiver tendo um dia realmente ruim e todos parecerem estar me enchendo o saco,que são necessários 42 músculos para socar

alguém e apenas 4 para estender meu dedo médio e mandá-lo para aquele lugar...



Que assim seja!!!



Viva todos os dias de sua vida como se fosse o último.
Um dia, você acerta.



Acompanhe todos os domingos das 8h às 9h da manhã (horário do MS) o programa “Viva Blink” apresentado por mim na Rádio Blink FM 102.7 ou pelo podcast dos programas gravados no site, para ouvir, clique aqui.

Fonte: Instituto Muryokan – Clique aqui para conferir

Nenhum comentário:

Postar um comentário