segunda-feira, 18 de junho de 2012

A eletricidade é matéria? Um bom assunto para discussão.








Luiz Carlos Nogueira








“[...]
Em 1882, o Presidente da Sociedade Teosófica, Coronel Olcott, foi criticado por sustentar em uma de suas conferências que a Eletricidade é matéria. É, no entanto, o que ensina a Doutrina Oculta. Podem-se dar à Eletricidade os nomes mais cômodos de "Força" ou "Energia", enquanto a ciência européia não souber algo mais a seu respeito; mas na realidade outra coisa não é senão matéria, tal como o Éter, por ser também atômica, a despeito de vários graus a distanciarem deste último. Parece ridículo pretender que uma coisa, por ser imponderável para a ciência, não possa ter o nome de matéria. A Eletricidade é "imaterial" no sentido de que as suas moléculas não são suscetíveis de percepção ou de experiência; sem embargo, pode ser atômica (e os ocultistas o afirmam), sendo, portanto, matéria. Conceda-se, porém, que seja anticientífico tratá-la em termos semelhantes; uma vez que a ciência a considera como fonte de Energia, ou simplesmente a chama Força e Energia, como é possível pensar em Força ou Energia sem lhe acrescentar a idéia de Matéria?

O matemático Maxwell, uma das maiores autoridades em assuntos de eletricidade e fenômenos elétricos, disse há alguns anos que a eletricidade é matéria, e não simplesmente movimento. [...]”

Este texto foi extraído do livro A Doutrina Secreta, Vol. I, Cosmogênese, de Helena Petrovna Blavatsky, traduzido por Raymundo Mendes Sobral, para a Editora Pensamento, São Paulo, Copyright ©1973 pela Sociedade Teosófica no Brasil, pág. 161, para suscitar discussão desapaixonada ou pesquisas nas fontes científicas sérias, como forma de aumentarmos nossos conhecimentos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário