segunda-feira, 24 de setembro de 2012

ENSINAMENTOS DE PLOTINO SOBRE O UNO (DEUS)
















Luiz Carlos Nogueira
















Plotino (em grego: Πλωτῖνος; Licopólis, 205 - Egito, 270) foi um filósofo neoplatônico, autor de Enéadas, discípulo de Amônio Sacas por onze anos e mestre de Porfírio.


Porfírio (Tiro, ca. 232  Roma, ca. 304), foi um filósofo neoplatônico e um dos mais importantes discípulos de Plotino, responsável por organizar e publicar 54 tratados do mestre na obra Tratado das Enéadas[1], em seis capítulos, compostos de 9 tratados, razão pela qual se chamou “Enéadas”, porquanto nove, em grego, é ennéa.


Assim, da 9ª Enéada na ordem cronológica, correspondendo à Enéada VI 9 na ordem estabelecida por Plotino, extraímos:


“O Uno não é a Inteligência, mas está antes da Inteligência. Pois a Inteligência é algo que faz parte dos seres, mas o Uno não é algo, uma vez que está antes do algo. E o Uno também não é o Ser, pois o Ser tem, de certo modo, uma forma, que é a do Ser; mas o Uno é privado de forma, mesmo de forma inteligível. Uma vez que a natureza do Uno gera todas as coisas, ele não é nenhuma delas. Assim, não se pode dizer nem que ele é alguma coisa, nem é qualificado ou quantificado, nem que é  a Inteligência ou a Alma. Ele não é movido, mas tampouco está em repouso; não está num lugar, nem no tempo. Ele está em si mesmo, tendo a forma da unicidade. Ou melhor: é sem forma (amorphon), anterior a toda forma, anterior ao movimento e anterior ao repouso, pois tais coisas se encontram no Ser, e são elas que fazem com que ele seja múltiplo.”

“Só podemos chamá-lo de Uno com a finalidade de indicar sua natureza indivisível e, também, a fim de unificar a nossa Alma. Quando o chamamos de Uno, não queremos dizer isso no sentido de um ponto geométrico ou de unicidade aritmética. A verdadeira Unidade é a fonte de todas as quantidades, que não poderiam ter vindo à existência se o Ser e o que está além do Ser não as tivesse antecedido. De modo que não é para isso que devemos dirigir nosso pensamento, pois o ponto e a unicidade (em sua simplicidade e em sua ausência de magnitude e divisão) são apenas uma analogia das realidades superiores.”

“[...] tais definições não passam de nossas próprias percepções e estados que tentamos exprimir, nós que circulamos exteriormente ao seu redor, às vezes nos aproximando, às vezes nos afastando d’ele devido ao enigma no qual está envolvido.”

“A maior causa dessa dificuldade decorre do fato de a compreensão do Uno não poder se dar nem pelo raciocínio (logismoi), nem pela percepção intelectual —, mas por uma presença que é superior a qualquer raciocínio.[...]”


Da 11ª Enéada na ordem cronológica, correspondendo à Enéada V 2 na ordem estabelecida por Plotino, extraímos:

O Uno é todas as coisas e não é nenhuma delas. Ele é o princípio (Archê) de todas as coisas; e, se não é nenhuma delas, no entanto é todas as coisas de um modo transcendente, pois, de certo modo, elas estão no Uno. Ou melhor, nem todas as coisas estão nele, mas estarão. Então, como todas as coisas provém do Uno, que é simples e não tem em si multiplicidade alguma e nem mesmo dualidade alguma?  É pelo fato de nada haver nele que todas as coisas provém dele. Para quer o Ser possa existir, o Uno não é Ser, mas sim o gerador do Ser. Podemos dizer que este é o primeiro ato da geração: nada possuindo e nada buscando em sua perfeição, o Uno transbordou e sua superabundância produziu algo diverso dele mesmo. [...]”


Conheça a Ordem Rosacruz – Amorc, acessando o seu site oficial através do link: http://www.amorc.org.br/ .

Missão Rosacruz
"A Ordem Rosacruz, AMORC é uma organização internacional de caráter místico-filosófico, que tem por missão despertar o potencial interior do ser humano, auxiliando-o em seu desenvolvimento, em espírito de fraternidade, respeitando a liberdade individual, dentro da Tradição e da Cultura Rosacruz."




[1] Tratado das Enéadas/Plotino, tradução, apresentação, introdução e notas de Américo Sommerman. — São Paulo: Polar Editorial, 2000

Nenhum comentário:

Postar um comentário