sábado, 19 de fevereiro de 2011

ENSINAMENTOS DE HERMES TRISMEGISTO

Por Luiz Carlos Nogueira
nogueirablog@gmail.com

Hermes denominado pelos egípcios como o mensageiro dos deuses, recebeu o titulo de “Trismegisto”, que significa o três vezes grande, o grande entre os grandes, o Mestre dos Mestres, teria vivido pelo ano 2.700 antes de Cristo, muito tempo antes de Moisés, e é considerado o Pai da Ciência Oculta, o fundador da Astrologia e descobridor da Alquimia. Os detalhes da sua vida perderam-se devido ao grande espaço de tempo decorrido do seu nascimento até nossos dias. As melhores autoridades o consideraram contemporâneo de Abraão, ao qual segundo algumas tradições judaicas afirmam, ensinou uma parte do seu conhecimento místico. Em todos os países da antiguidade, Hermes Trismegisto foi tido como fonte de sabedoria.
O emprego do vocábulo “hermético” em nossos dias, tem o significado de secreto, fechado de forma que nada escapa, inclusive o ar. Tal significado está baseado no fato de que os discípulos de Hermes nada deixavam escapar a respeito dos ensinamentos do seu Mestre, ao mundo profano ou ao vulgo incapaz de entendê-los.
Os preceito herméticos baseiam-se no domínio das forças mentais, em vez de domínio dos elementos materiais como muitos pensam. A alquimia ensinada por Hermes não é a da transformação dos metais em ouro - o que de fato ensinava era a alquimia mental - a transmutação das vibrações mentais negativas para outras positivas e construtivas.
Toda a filosofia hermética baseia-se em sete princípios :
1º ) O PRINCÍPIO DO MENTALISMO, em que se enuncia o seguinte aforismo : “O TODO é MENTE; o Universo é Mental”.
Assim o mundo fenomenal ou universo é uma criação mental DO TODO, em cuja mente vivemos, nos movemos e temos nossa existência. Esta afirmação pode ser encontrada no Novo Testamento em Atos dos Apóstolos (17:28).
Disso resulta a explicação de todos os fenômenos mentais e psíquicos, cuja compreensão possibilita ao indivíduo aplicar as leis do universo mental para a sua felicidade e adiantamento espiritual.
Este princípio explica a natureza da força, da energia e da matéria, e de como se subordinam ao domínio da mente. Esta é a chave de marfim com a qual o iniciado poderá abrir a porta do templo superior.
2º) O PRINCÍPIO DA CORRESPONDÊNCIA, afirmado na Tábua de Esmeraldas : “O que está em cima e como o que está embaixo, e o que está embaixo é como o que está em cima”.
Isto explica que existem planos que estão fora do nosso conhecimento, seja do universo material, como do mental e espiritual.
Nas últimas instruções de Jesus aos discípulos, a razão da sua saída do mundo, a promessa do Consolador, alude de certa forma a este princípio, quando disse conforme João (14:2) : “Na casa de meu pai há muitas moradas...”.
3º) O PRINCÍPIO DA VIBRAÇÃO, segundo que “Nada está parado; tudo se move; tudo vibra”.
Este princípio explica que há diferentes manifestações de matéria, energia, mente e espírito, como resultantes das variadas ordens de vibração.
Desde a forma mais grosseira de matéria até o Grande Todo que Puro Espírito, tudo está em constante vibração atômica. A matéria é energia condensada. A mente e o pensamento produzem vibrações que podem afetar as condições ambientais, porque põem em movimento forças sutis da Natureza.
4º) O PRINCÍPIO DA POLARIDADE, que afirma que “Tudo é duplo; tudo tem polos; tudo tem o seu oposto; o igual e o desigual são a mesma coisa; os opostos são idênticos em natureza, mas diferentes em grau; os extremos se tocam; todas as verdades são meias-verdades; todos os paradoxos podem ser reconciliados”.
Os instrutores do hermetismo afirmam que o Espírito e a Matéria são simplesmente dois polos da mesma coisa, sendo os planos intermediários simplesmente graus de vibração.
A energia condensa-se e materializa. A matéria transforma-se em energia.
O ódio e o amor são mutuamente transmutáveis, assim como o medo e a coragem. Mas, o medo não poder ser mudado para o amor, nem a coragem no ódio,
Os estados mentais pertencem a inúmeras classes, e cada classe deles tem dois polos opostos, entre os quais a transmutação é possível. Por exemplo: o preguiçoso por tornar-se ativo, enérgico, procurando seguir para a polarização da qualidade desejada.
Baseados nesse princípio, muitos tratamentos mentais tem bons resultados. Para isto a transmutação só se opera entre coisas da mesma natureza, porém em graus diferentes.
5º) O PRINCÍPIO DO RITMO, em que “Tudo tem fluxo e refluxo: tudo tem suas marés; tudo sobe e desce; tudo se manifesta por oscilações compensadas; a medida do movimento à direita é a medida do movimento à esquerda; o ritmo é a compensação.”
Este princípio está em relação com o princípio da polaridade, pois o ritmo se manifesta entre eles. A vibração vai primeiro para o lado de um polo e depois para o outro.
Ocorre sempre ação/reação; marcha/retirada; alta/baixa; dia/noite; inspiração/expiração; infusão/efusão. Sempre existe a vibração rítmica de um polo a outro. As marés da vida sobem e descem.
Dizem os hermetistas que é assim com todos os mundos e com todas as coisas viventes; nascem, vivem e morrem e depois renascem. É assim com todas as coisas de figura e forma; elas vibram da ação para a reação, do nascimento para a morte, da atividade para a inatividade voltam para trás. Até os grandes movimentos, as filosofias, os credos, os costumes, os governos, as nações e todas as outras coisas: nascer, crescer, amadurecer, decair morrer e depois renascer.
Em Eclesiastes (3:2 a 8) na Bíblia Sagrada dos Cristãos, esta influência hermética é percebida, porque enuncia que “Há, para todas as cousas, um tempo determinado por Deus”. Há tempo de plantar e há tempo para colher. Essa é a Lei.
As pessoas que têm conhecimento de si próprio, têm consequentemente domínio próprio e recusam-se a participar da vibração que desce, sustentando-se firmes na sua posição polarizada, porque aplicam a lei da neutralização.
6º) O PRINCÍPIO DA CAUSA E EFEITO, enunciado da seguinte forma: “Toda causa tem seu efeito; todo efeito tem sua causa; todas as coisas acontecem de acordo com a Lei; o acaso é simplesmente um nome dado a uma lei não reconhecida; existem muitos planos de causalidade, mas não escapa à Lei”.
Este princípio contém a verdade que a Lei e a Ordem promanam da mente do Todo e domina o Universo - Nada acontece por acaso ou por casualidade. Na verdade o puro acaso não existe. Se buscarmos a definição do vocábulo “acaso” no dicionário Webster, verificaremos que é “um suposto agente ou modo de atividade diferente da força, lei ou propósito; a operação de atividade de tal agente; o suposto efeito deste agente; um acontecimento fortuito, uma causalidade, etc”. - Mas ao exame racional e lógico é de se perguntar : E EXISTE ALGUMA COISA QUE PRODUZA MUDANÇAS OU VENHA A DAR EXISTÊNCIA A ALGO SEM O CONCURSO DE UM AGENTE OU SEM UMA CAUSA ? - NADA EXISTE E NADA OCORRE FORA DAS LEIS DO UNIVERSO OU FORA DA MENTE DO TODO. - O TODO É A PRÓPRIA LEI E A PRÓPRIA ORDEM DA EXISTÊNCIA.
Conforme a Lei da Causa e Efeito, colhe-se o que se planta. Há até um ditado popular que diz que “quem planta vento colhe tempestade”. Mas a Lei da Causa e Efeito não é um determinismo porque o Homem tem a possibilidade de comandar o seu destino de forma que não se transforme em autômato ou marionete no palco da vida. Ele tem um privilégio porque recebeu a inteligência e a razão, não para ser um fora da lei, mas para em sabendo manejá-las, fixar-se na vontade superior desprezando leis inferiores, evitando assim aproximar-se das polaridades negativas.
7º) O PRINCÍPIO DO GÊNERO, pois “o Gênero está em tudo; tudo tem os seus princípios masculino e feminino; o Gênero se manifesta em todos os planos”.
No sentido Hermético, o Gênero não se confunde com o sexo, como é ordinariamente aceito para as distinções físicas entre viventes macho e fêmea. O vocábulo “gênero” deriva do latim significando gerar, procriar , produzir.
O sexo é uma manifestação do Gênero no plano físico, ou seja no plano da vida orgânica e material. Mas o princípio criador do Gênero deve ser considerado pelo lado científico, de que o átomo é composto por corpúsculos, elétrons e íons, que giram uns ao redor dos outros. Assim a formação do átomo é devido ao agrupamento desses corpúsculos negativos ao redor de um positivo - e dessa forma são gerados ou criados. Por isto que se estabelece o mais antigo preceito Hermético, identificando o princípio masculino do Gênero com o polo positivo, e o feminino com o polo negativo da eletricidade.
A ciência prova que é no polo negativo de uma bateria que se manifesta a geração ou produção de energia, e por isso emprega o vocábulo Catódico, para designar o que vulgarmente chamamos de negativo. E é do polo Catódico que procedem abundante e incontáveis elétrons ou corpúsculos - os raios Catódicos que revolucionaram a ciência. Este polo é chamado de maternal porque é o produtor de todos os fenômenos estranhos ainda para nós, mas que sepultaram velhas teorias e montes de livros inúteis.
A união dos elétrons ou corpúsculos femininos com um corpúsculo masculino, inicia um processo de geração, pois as partículas femininas vibram com muita intensidade em torno e sob a influência da energia masculina, tendo como resultado o nascimento de um novo átomo.
Um corpúsculo feminino abandona o corpúsculo masculino e toma uma nova direção, procurando unir-se sob o impulso natural, com outro corpúsculo masculino, para criar novas formas de matéria e energia. A este processo a Ciência dá o nome de ionização - disso resultam os fenômenos da luz, calor, eletricidade, magnetismo, atração e repulsão.
O Princípio do Gênero também esta constantemente agindo e manifestando-se no Universo, na matéria inorgânica e no campo da força e energia.
Este Princípio também age no plano mental, embora não seja possível estender este assunto por razões de tempo, espaço e até porque considero que não me é licito entrar em detalhes, apenas faço alusão de que os hermetistas entendem a respeito da energia vibratória mental, dos pensamentos-sementes, que projetados pelo Princípio Masculino de uma pessoa, para o Princípio Feminino de outra pessoa, desenvolvem até à maturação, sendo responsáveis pelos fenômenos telepáticos, hipnóticos, de cura e outros, quando podem ser coordenados e harmonizados pela Força-Vontade.
Esta é uma força perigosa se mal utilizada ou dirigida, porque infelismente o Princípio Masculino nas pessoas médias é de muito lento agir e o entendimento da Força-Vontade também é vagaroso. Por isto é exigido alguns requisitos éticos, para agir com esta força.
Mas quando um grupo de pessoas age em harmonia e com o preparo suficientes, sua energia mental dá vida a pensamentos como entidades autônomas, capazes de produzir resultados bons para a comunidade.
Obs: Com exceção das citações bíblicas, que acrescentei para mostrar pontos de concordância que reputo como dois dos principais princípios herméticos, as demais informações foram extraídas do livro “O Caibalion”, dos Três Iniciados, traduzido por Lourenço Prado (Rosabis Camaysar) para a Editora Pensamento, SP, que poderá ser adquirido através do site Pensamento-Cultrix (clique aqui para acessa-lo).
Visite o site do Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento, clicando aqui.
Obtenha mais informações sobre os ensinamentos de Hermes Trismegisto, pela Venerável Ordem Hermética, acessando o site de José Laércio do Egito – para isso clique aqui.
Conheça ainda a Ordem Centrênica, para mais informações sobre o Hermetismo, clicando nos seguintes links:

Nenhum comentário:

Postar um comentário