sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

EXPLORANDO A BÍBLIA SAGRADA, EM BUSCA DOS CHAMADOS FENÔMENOS ESPIRITUAIS

Por Luiz Carlos Nogueira
nogueirablog@gmail.com




Afinal de contas, o ser humano pode ou não pode interagir com o mundo espiritual? Pode ele utilizar-se dos possíveis recursos daquele mundo e operá-los em seu benefício ou de outrem? O que dizer sobre os espíritos? As respostas para essas indagações podem estar contidas na Bíblia Sagrada dos Cristãos? Pode esse Livro milenar conduzir-nos a conclusões inquestionáveis, não obstante as dúvidas semânticas, que possivelmente ser-nos-ão apresentadas por razões diversas?

Será possível encontramos vestígios e/ou evidências de algumas verdades nesse Livro, ainda que no Concílio de Laodicéia, ocorrido no ano 364 d.C, como se tem noticia, por exemplo, que foram excluídos 68 dos 72 evangelhos, ficando o Novo Testamento resumido a apenas 4 deles?

Segundo algumas fontes de informações a quantidade dos livros apócrifos é maior do que o da Bíblia canônica, ou seja, dos 113 deles, 52 estavam relacionados ao Antigo Testamento e 61 relacionados ao Novo Testamento.

Pois bem, em busca dessas respostas é que decidi explorar esse Livro, que apesar de fragmentado, subsiste há séculos orientando a fé cristã.

DOUTRINA REENCARNACIONISTA

Para os partidários dessa doutrina, segundo Lucas 9:7-8-9, há informação de que “o tetrarca Herodes ouvia tudo o que se passava, e estava em dúvida, porque diziam alguns que João ressuscitara dos mortos;” “E outros que Elias tinha aparecido; e outros que um profeta dos antigos (possivelmente referindo-se a Elias) havia ressuscitado”. De tal sorte Herodes disse: “A João mandei eu degolar: quem é pois este de quem ouço dizer tais coisas? E procurava vê-lo.”

Bom, para os partidários dessa doutrina, a questão semântica do verbo ressuscitar, não pode ser tomada ao pé da letra sob a ótica da racionalidade e por questão de lógica, pois ressuscitar significa voltar da morte à vida, o que pelas leis da química e da física isso não é possível, ou seja, como é que as pessoas que já morreram há décadas passadas, poderiam reviver senão ressurgindo na carne — voltando a viver em outro corpo (de um recém-nascido), mas não naqueles corpos antigos que já desfizeram, tornando-se pó na terra.

PRECOGNIÇÃO, COMUNICAÇÃO PELO SONHO, VIDÊNCIA, REVELAÇÃO

Em Joel (2:28), temos a seguinte afirmação: “vossos filhos e vossas filhas profetizarão” – Isto quer significar precognição?

Logo a seguir lemos: “os vossos velhos serão instruídos por meio de sonhos” — Isto quer dizer comunicação pelo sonho?

E finalmente está escrito: “os vossos mancebos terão visões” – Isto significa vidência?

Remetendo-nos aos Atos dos Apóstolos (2:17), iremos verificar que lá está repetindo o que disse Joel no Antigo Testamento. — Isto é para confirmar esses mesmos dons espirituais?

Sigamos ainda o rastro dessas informações em Mateus (1:20 e 2:12) e veremos confirmada a revelação ou comunicação pelos sonhos.


A CURA POR MEIO DE OBJETOS MANETIZADOS

Em Atos dos Apóstolos (19:11 e 12), pode-se constatar o fenômeno da cura por meio de objetos magnetizados, pois, pela mão de Paulo, até os lenços e aventais que ele aplicava aos enfermos, curando-os e expulsando deles os espíritos.


A CURA PELA IMPOSIÇÃO E PELO TOQUE DAS MÃOS - ESTIMULO À PARANORMALIDADE PARA CURAR E FAZER BENEFÍCIOS


Podemos encontrar em Lucas (14:2,4); Marcos (3:2,5 – 7:32 a 35 – 8:22 a 25) e Mateus (8;2,3 – 20:30 a 34), a cura pela imposição e pelo toque das mãos, do homem hidrópico, do que tinha a mão mirrada, do leproso, do surdo e gago de Decápolis, do cego de Betsaida e do cego de Jericó.

“Então disse o Senhor a Moisés: Toma a Josué, filho de Num, homem em quem há o Espírito, e impõe-lhe a mão;”( Números 27:18)

Segundo Mateus (10:8) e Lucas (9.2 e 10:9), Jesus estimulava a paranormalidade dos seus apóstolos para curar os enfermos, expulsar os maus espíritos, sem nada cobrar porque receberam de graça os seus dons.

Curas presenciais:

Essas curas operadas pelos apóstolos de Jesus, como por exemplo a do homem coxo que estava à porta do templo; e também do que havia nascido coxo, estão registradas em Atos dos Apóstolos (3:1,8 e 14:8,10). Há registro de cura pelos dons espirituais, no Antigo Testamento (II Reis, 5:14), quando Eliseu curou Naamã de lepra.

Curas à distância:

Sobre a cura à distância, operada por Jesus no criado paralítico do Centurião de Cafarnaum e no filho de um régulo, encontramos registro em Mateus (8:5,13).


O FENÔMENO DA TRANSMUTAÇÃO


Esse fenômeno da transmutação pode ser visto em João (4:46), quando Jesus transformou a água em vinho.


A PSICOGRAFIA OU A ESCRITA AUTOMÁTICA

A questão da psicografia ou da escrita automática, está referida em II Crônicas (21:12), quando o Rei Jorão recebeu uma comunicação escrita pelo espírito do profeta Elias.


A MATERIALIZAÇÃO DE ESPÍRITOS

Em Daniel (5:5) temos registro de uma materialização parcial de um espírito, quando apareceu a mão de um homem escrevendo na parede do palácio, durante um banquete de mil pessoas, oferecido pelo Rei da Babilônia. Um anjo materializou-se totalmente aparecendo para Manué e sua mulher, conforme está escrito em Juízes (13:20). Aliás, Jesus mesmo materializou-se em várias oportunidades para os seus discípulos (Lucas 24:36-49) (João 20:11-18; 20:19-21 e 20:24-31), ou isso não aconteceu?


O FENÔMENO DA LEVITAÇÃO E DO TRANSPORTE – A PARANORMALIDADE DE EFEITOS FÍSICOS – E O ARREBATAMENTO


O fenômeno da levitação e do transporte, encontra-se em Ezequiel (3:14,15), pois o profeta levitou e foi transportado de um lugar para outro, indo ao cativeiro, a Tel-Abibe, junto ao Rio Quebar, onde ficou sete dias no meio dos que lá moravam. Eliseu fez flutuar o ferro de um machado que havia caído n’água do Rio Jordão (II Reis, 6:6) numa clara demonstração de paranormalidade de efeitos físicos.

Também podemos achar outro exemplo dos efeitos físicos de transporte ou telecinesia em I Reis (19:5,6), quando o profeta Elias recebeu alimentos em um botija de água no deserto, colocados à sua cabeceira, por um anjo.

Outro caso de arrebatamento está escrito em Atos dos Apóstolos (8:39) em que Felipe foi transportado a distância.

É também relatado em Mateus (14:25 a 32), em Marcos (6:48 a 51) e em João (6:19 a 20) o episódio de Jesus caminhando sobre as águas do mar, logicamente levitando. Na segunda epístola de São Paulo aos Coríntios (12:2) está escrito: “Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo não sei, se fora do corpo não sei: Deus o sabe) foi arrebatado até o terceiro céu.” “3.E sei que tal homem (se no corpo, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe).” “4.Foi arrebatado ao paraíso: e ouviu palavra indefáveis, de que ao homem não é lícito falar.”

O FENÔMENO DA CLARIAUDIÊNCIA

A clariaudiência também é um fenômeno paranormal encontrado na Bíblia, conforme Lucas (3:22), quando se ouviu a voz do mundo invisível no momento em que Jesus estava recebendo o batismo.

Também está indicado em João (12:28), quando Paulo ouviu uma voz do além, anunciando que Jesus é glorificado.

Paulo ouviu a voz de Jesus na entrada de Damasco, pois assim está escrito em Atos dos Apóstolos (9:4): “Saulo, Saulo, por que me persegues?

Há ainda, um relato em Êxodo (19), de que Moisés ouvia a voz de Deus. E em Números (11:25) está registrado um caso de clariaudiência coletiva, em que setenta anciãos ouviram a voz do Senhor, quando o espírito os envolveu e eles profetizaram naquele momento.


OS FENÔMENOS PARANORMAIS DA LUMINOSIDADE E DA TRANSFIGURAÇÃO


Quanto aos fenômenos paranormais da luminosidade e da transfiguração, achamo-los em Mateus (17:1,2), e também em Marcos (9:1,33) e em Lucas (9:28,36) na ocasião em que 3 dos apóstolos se maravilharam diante dos efeitos luminosos da transfiguração de Jesus.

Em Atos dos Apóstolos (2:3), foram vistas línguas de fogo que desciam sobre a cabeça de cada um dos apóstolos.

No Livro de Nemias (9:12,19) fala-se da nuvem e da coluna de fogo. O resplendor da luz foi vista por Paulo antes da sua conversão ao cristianismo, conforme está escrito em Atos dos Apóstolos (9:3). Também em Êxodo (34:29,30) está escrito que a pele do rosto de Moisés resplandecia quando desceu do Monte Sinai.

Todos os fenômenos luminosos já observados atualmente, têm igual correspondência com os relatados na Bíblia, desde uma simples irradiação do perispirito em Moisés (Êx., 34:29, 30), e no Cristo (transfiguração), e a produção de luzes (Atos dos Apóstolos, 2: 3, e 9: 3), até as aparições completas que não se contam na Bíblia.

O FENÔMENO PSICOFISIOLÓGICO DO TRANSE E AS VISÕES

Encontramos o fenômeno psicofisiológico do transe, em Daniel (8:18), ou seja, quando ele ao ouvir a voz de um homem, caiu adormecido em transe hipnótico com o rosto na terra, assim como Paulo caiu em transe no caminho de Damasco (9:3,4,8). Em Gênesis (15:12) Abraão sofreu essa experiência caindo em sono profundo.

Daniel, por exemplo, provocava, por meio da prece, fatos mediúnicos? (Daniel 9:21,22)

O EXORCISMO E A POSSESSÃO ESPIRITUAL – EVOCAÇÃO DOS ESPÍRITOS

O exorcismo e a possessão espiritual aparece no relato de: Lucas (8:29), Marcos (5:8) e Mateus (8:28 e 9:34), quando Jesus estava em Gadareno, em frente à Galiléia, expulsou um espírito que estava possuindo um homem.

O que está bem claro, é que nos três primeiros séculos da nossa era, os cristãos sabiam das possibilidades de poderem se relacionarem com o mundo invisível ou com os espíritos, pois
dizia João (4:1): "Não acrediteis em todo espírito, mas provai se os espíritos são de Deus,",

Os hebreus, acreditavam que a alma do homem, depois da sua morte, era restituída ao scheol, para dele jamais sair (job, 10: 21, 22), e não hesitavam em atribuir ao próprio Deus todas essas manifestações. Aliás, conforme a Bíblia, Deus intervinha a cada passo dado pelo Homem, e às vezes mesmo em circunstâncias estranhas para ser atribuída a um Deus amoroso.

Evocação dos espíritos

Saul faz evocar o Espírito de Samuel pela pitonisa de En-Dor (I Samuel, 28: 7-14.) (Livro de Jó, 4: 13-16)


A PARANORMALIDADE DA ADVINHAÇÃO E PREDIÇÃO DO FUTURO

A paranormalidade da advinhação e predição do futuro, está relatada na Bíblia II Reis (6:12), quando Eliseu adivinhou os conselhos do rei da Síria e quando predisse sobre a abundância de víveres (7). Também há evidência de que José fazia adivinhações usando um copo, conforme está em Gênesis (44:5). E Daniel era tido como o príncipe dos magos (Daniel 4:8,9), porque ninguém conseguia ocultar-lhe os seus segredos.

Ora, o povo antigo (como até hoje) tinha o costume de consultar os videntes sobre todos os fatos da sua vida intima, como também para achar objetos perdidos, sobre as suas alianças e empreendimentos de toda ordem, conforme se lê em Samuel (I, cap. 9:6,9): (Antigamente em Israel, indo alguém consultar a Deus, dizia assim: Vinde, vamos ao vidente; porque ao profeta de hoje, outrora se chamava vidente.)

Os sumos-sacerdotes proferiam julgamentos ou oráculos, utilizando-se de um objeto de natureza desconhecida, chamado urim e tumim, que colocava sobre o peito. (Éxodo, 28: 30. - Números, 27: 21.)

Era muito comum na antiguidade judaica, se recorrer à música para auxiliar a prática da mediunidade. Eliseu pediu para lhe trazerem um tocador de harpa para poder profetizar (II Reis, 3:15), e a obscuridade era considerada propícia a essa ordem de fenômenos, conforme disse Salomão falando do lugar santo, por ocasião da consagração do Templo (Crôn., II, 6:1): "O Senhor disse que habitaria nas trevas", pois é no santuário que as manifestações acontecem muitas vezes; “[...] então se encheu duma nuvem a casa, a saber, a casa do Senhor” (Crôn.,II., 5:13,14), e no santuário do Senhor Zacarias viu o anjo que lhe predisse o nascimento de seu filho. (Lucas, I, 9,10 e seguintes.)


A EXPULSÃO DE ESPÍRITOS PELA MÚSICA

A expulsão de espíritos pela música encontra-se referida em I Samuel (16:14,23), pois David tocava sua harpa para que o espírito mau se afastasse do rei Saul.


Assim devo concluir dizendo que é possível que muita coisa nesse sentido, talvez tenha passado desapercebida, por falta de maior tempo e acuidade na pesquisa. Não espero com este trabalho convencer a quem quer que seja, porque isso não mudaria em nada a minha vida. Apenas os fatos estão destacados de um livro (Bíblia) que não são todas as pessoas que gostam de lê-lo.

Consultem aqui, clicando nos links abaixo:

Bíblia Sagrada Evangélica Online

http://www.jesusvoltara.com.br/biblia.htm


Bíblia Sagrada Católica Online

http://www.bibliacatolica.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário