sexta-feira, 7 de outubro de 2011

África do Sul nega visto a Dalai Lama

Ativistas dos direitos humanos já haviam antecipado na semana passada: a África do Sul negaria visto a Dalai Lama. A informação foi confirmada nesta terça-feira (4), e o líder espiritual do Tibete cancelou a viagem que faria ao país, de quinta-feira (6) até o dia 14. O principal evento era a participação nas comemorações dos 80 anos do arcebispo anglicano Desmond Tutu (Nobel da Paz de 1984 por sua luta contra o Apartheid).


O escritório de Dalai Lama se limitou a soltar um comunicado afirmando que a viagem fora cancelada, sem se posicionar respeito da negativa ao visto. Tutu, entretanto, não deixou de criticar a atitude do governo sul-africano, interpretada como uma forma de não desagradar a China – um dos maiores parceiros comerciais do país, como informa o New York Times


O arcebispo Tutu criticou o governo da África do Sul, chamando sua conduta de vergonhosa e descortês com Dalai Lama. Na entrevista coletiva, na Cidade do Cabo, ele também criticou o governo do presidente Jacob Zuma e seu partido, o Congresso Nacional Africano. “Ei, senhor Zuma, você e seu governo não me representam”, disse aos repórteres. “Vocês representam seus próprios interesses.”


Quando se trata da China, a África do Sul (e outros governos) parecem preferir não seguir o velho “amigos, amigos, negócios à parte”. A política, pelo visto, é andar longe de quem desagrada o gigante comercial.

Liuca Yonaha


Fonte: Revista Época – Coluna “O Filtro” – Clique aqui para conferir

Nenhum comentário:

Postar um comentário