terça-feira, 27 de março de 2012

Flor –de-Lótus – Símbolo ascensional do Homem




Luiz Carlos Nogueira

nogueirablog@gmail.com






A Flor-de-Lótus, como é vulgarmente conhecida, é uma planta aquática, cujo nome científico é Nelumbo Nucífera, que para os orientais simboliza a evolução ascensional do Homem, porque suas raízes se fincam nos fundos lodosos dos lagos assim como a alma humana mergulhada no corpo físico.


Não obstante suas raízes estejam mergulhadas no lodo, no fundo dos lagos, suas hastes são como a nossa mente, porque se projetam para a superfície das águas. Portanto, sua flor é como a alma humana, cujas pétalas brancas, ligeiramente rosadas, desabrocham à luz solar e são imortalizadas pelas suas sementes.


Segundo conta Huberto Rohden (http://pt.wikipedia.org/wiki/Huberto_Rohden) na introdução do livro Bhagavad Gitá, que ele traduziu para a Fundação Alvorada, de acordo com o texto sânscrito, enriquecido de notas explicativas, além dos tópicos paralelos da Bíblia Sagrada dos Cristãos, as sementes dessa flor foram achadas em 1920, no leito seco de um lago da Manchúria, por um botânico japonês, Ichiro Ohga.


Diz Rohden que na opinião de peritos dos três continentes, a idade dessas sementes achadas remonta a uns 50.000 anos antes da nossa Era. Continuando seu relato, duas dessas sementes foram enviadas em 1950, para os Estados Unidos e encaminhadas aos Jardins Aquáticos de Kenilworth, localizado no Distrito Federal de Washington, onde foram tratadas pelo patologista botânico, Dr. Horace V. Wester.


Como essas sementes são semelhantes ao nosso “Côco da Bahia”, cujo caroço é extremamente duro, o Dr. limou-as na parte que costumamos denominar de “olho”, para que a humidade pudesse penetrar-lhes, e depois colocou-as em dois recipientes com terra, mergulhando-os nas águas do viveiro em fevereiro de 1951, por ocasião do inverno.


No verão desse mesmo ano, o Dr. Wester transferiu os dois recipientes para um aquário ao ar livre, e para a surpresa dos profissionais dessa área do mundo todo, ocorreu a germinação, tendo a primeira delas florescido no dia 30 de junho de 1952, ostentando 16 pétalas brancas ligeiramente rosadas, com diâmetro de 18 centímetros. A segunda veio também a germinar em 7 de julho de 1952, desabrochando suas pétalas da mesma cor que a primeira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário