terça-feira, 27 de janeiro de 2015

DEUS ESTÁ EM TUDO











Luiz Carlos Nogueira











Conta-se que numa floresta na Índia Antiga, vivia um sábio com seus discípulos, para os quais costumava ensinar sobre as questões complexas das religiões.

Certa vez disse aos seus discípulos que as escrituras sagradas ensinavam que Deus habita em tudo o que existe no universo, assim também estava tanto no homem quanto na cobra naja, como também habitava nos elefantes e mesmo nas pedras das montanhas ou nas que se encontravam soltas pelos caminhos.

Djwal, seu discípulo mais jovem, tomou tal ensinamento ao pé da letra e o guardou na memória, para se lembrar sempre; de sorte que um dia, quando voltava trazendo lenha que fora pegar, deparou-se pela frente, com um homem que vinha todo suado conduzindo um elefante endoidecido.

Como o homem não estava conseguindo conter o animal, vendo Djwal que não saia da estrada, gritou-lhe: Ei você! Saia da estrada para que o elefante possa passar, pois ele está furioso!!!

Djwal, em vez de sair do caminho, lembrou-se do ensinamento transmitido pelo seu mestre, e disse para consigo mesmo: Ora, se Deus está naquele animal, ele não poderá me causar nenhum mal. E assim o discípulo não saiu da estrada, fazendo com que o elefante lhe atacasse e o atirasse ao chão, com sérios ferimentos, onde ficou desmaiado.

Eis que dois trabalhadores que presenciaram a cena do imprudente discípulo, o acudiram e levaram até a floresta onde o sábio vivia. Depois de algum tempo, com o atendimento prestado pelo sábio, recuperando a consciência, Djwal contou-lhe o que  havia acontecido e porque não fugiu do elefante.


— Meu filho – disse-lhe o sábio, é bem verdade que Deus se encontra em todas as coisas, até mesmo naquele elefante furioso. Todavia, se Ele estava manifestado no elefante, também estava da mesma forma naquele homem que conduzia o animal. Então por que você não prestou atenção aos conselhos daquele homem cauteloso? Ele era a forma através da qual Deus estava se manifestando. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário