terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

A ORDEM DOS DRUSOS




Luiz Carlos Nogueira

nogueirablog@gmail.com









Faz alguns dias que recebi um e.mail de um dos leitores dos meus blogs, perguntando-me se eu não poderia falar sobre a Ordem dos Drusos.

Ocorre que trata-se de uma Ordem misteriosa e extremamente fechada, da qual não sei praticamente nada, aliás ninguém que não seja da Ordem consegue saber algo sobre eles, porque um Druso jamais falaria sobre os ensinamentos que recebem, para quem não seja do grupo e muito menos para quem não nasceu Druso. Pelo menos é isso que se diz.

Os Drusos não aceitam conversões. Quem não nasceu Druso, jamais poderá vir a ser Druso. Até os casamentos só podem ser realizados entre eles mesmos. Se alguém casar com uma pessoa de outra fé, não será mais considerado Druso.



Não é fácil saber sobre a religião dos Drusos, porque ela é bastante complexa, e parece que não se pode encontrar um Druso não iniciado que saiba sobre todos os aspectos da crença. Somente os chamados “Uqqal”, que são os "informados" ou "instruídos". E para ser um “Uqqal”, tanto os homens quanto as mulheres não podem ter menos de quarenta anos de idade, além disso devem passar muitos anos se dedicando e estudando com profundidade tudo sobre essa religião. Somente esses postulantes podem estudar o “Livro da Sabedoria”, considerado a Bíblia Drusa. Eles são monoteístas.

Sabemos de fontes versadas em religiões e em ordens iniciáticas, que os Drusos são árabes e que sua religião e modos de se comportarem, a forma pela qual enxergam a vida e o mundo que nos cerca, não se conformam com as do povo árabe, embora sua religião tenha tido raízes no Islamismo e possivelmente tenha surgido no Século X d.c. Pelo que tenho de informação, é possível encontramos Drusos cidadãos de Israel, assim como uma parcela pequena da população libanesa (ao Sul do Líbano) é formada por Drusos. Mesmo aqui no Brasil é possível encontrar Drusos que vieram da Arábia Saudita. No Oriente Médio existem muits comunidades Drusas.

Os Drusos têm como “profetas”, Tariq al-Hakīm, também conhecido como Al-Hakim bi-Amr Allah, e Hamza ibn-'Ali ibn-Ahmad. Este último é considerado o verdadeiro instituidor do sistema teológico dos drusos.

Sabe-se que Hakim foi o sexto califa Fatimida (porque era descendente direto do casamento de Fátima, filha de Maomé, com Ali, o fundador da facção Xiíta) que agiu algumas vezes como perseguidor violento das minorias religiosas, durante o seu Califado. Esse Califa destruiu a Igreja do Santo Sepulcro em Jerusalém, que depois foi reconstruída.

Para os Drusos Tariq al-Hakim era a encarnação de Deus. Porém, como Hakim desapareceu eles continuam acreditando que o mesmo regressará no “fim dos tempos”. Por conta dessa crença e da possível morte de Hakim, os Drusos foram ainda mais perseguidos pelos muçulmanos ortodoxos.

Então os Drusos passaram a viver de forma dissimulada, isto é, não revelando as suas crenças e fingindo aceitar a crença das comunidades onde viviam. Um Druso não fala sobre os seus ensinamentos para quem não é do grupo. Ninguém pode se converter à religião Drusa, porque eles não aceitam isso. Quem não nasceu Druso jamais virá a se-lo e além disso, só podem casar entre eles mesmos. Se alguém casar com uma pessoa de outra fé, não será mais considerado Druso.

Raymond Bernard dedica um capítulo sob o titulo “Encontros com uma Ordem secreta: Os Drusos” em seu livro “Encontros com o insólito”, Edição Brasileira, Editora Renes, Rio de Janeiro, 1ª Edição, sem data.

Diz Bernard, que segundo o Grande Larousse Enciclopédico os Drusos constituem uma “seita esotérica de grande nobreza natural, que, no plano religioso, dá uma interpretação do Corão.”. “Os drusos falam a língua árabe e são mçulmanos. Formam uma seita ismaelita extremista; pois sua religião é derivada dos ismaelismo dos fatimídias. Seu nome vem de Darazi, o apóstolo da divindade de Hàkim, que, forçado a deixar o Egito, veio difundir sua doutrina na Síria (Wàdi al-Taym, Líbano etc.), mas é Hamza que é o verdadeiro criador de seu sistema religioso. Eles acreditam na unidade absoluta de Deus (Hàkim), abaixo do qual há uma hierarquia de cinco princípios, dos quais o mais elevado é a inteligência universal, e sua doutrina busca muito do simbolismo ismaelita. Eles se dividem em iniciados, ou espirituais, categoria que compreende vários graus, cujos membros mais altos são os verdadeiros chefes da nação, e em profanos, ou corporais, que se dividem por vários graus igualmente. Eles não têm liturgia, nem edifícios religiosos, mas têm assembléias de iniciados. Acreditam na metempsicose.”

Mas Bernard, faz uma ressalva: “O fato de eu dar aqui definições oficiais não significa de modo algum que eu as aprove. Mesmo as revoltas que se mencionam têm a sua explicação na defesa de um povo, em prol de sua tradição e de suas crenças, bem como de sua liberdade de perpetuá-las.” “[..] Entretanto, deve-se frisar — e isto deveria ser uma lição para muitos — que a sabedoria secreta da Ordem dos Drusos sempre foi perfeitamente guardada, embora essa comunidade reúna um número considerável de adeptos e seja espalhada por diversos países. Nunca esse povo que vive livremente, que tem suas aldeias e suas cidades, nunca ele deixou escapar os seus segredos. Nunca a sua tradição foi divulgada. O que se sabe sobre os drusos é o que eles permitiram que se saiba.”

Capítulo II: DOUTRINA DA ORDEM DOS DRUSOS (do livro mencionado de Raymond Bernand)

Pode-se dizer que a doutrina dos drusos "é somente um sincretismo de todas as religiões e de todas as filosofias anteriores". Essa observação é fundada, mas incompleta, como vamos compreendê-lo. Mas parece-me mais recomendável citar primeiramente aqui in extenso o Catecismo dos Drusos.

Catecismo dos Drusos

Pergunta: Sois drusos?

Resposta: Eu o sou, graças a Nosso Senhor todo-poderoso.

Pergunta: Que é um druso?

Resposta: É aquele que transcreveu a lei e adora o Criador.

Pergunta: Que vos ordenou o Criador?

Resposta: Ser verídico, conformar-nos a Seu culto e observar as sete condições.

Pergunta: De que deveres difíceis vosso Senhor vos dispensou e como sabeis que sois verdadeiramente druso?

Resposta: Faço o que é lícito e abstenho-me do que é ilícito.

Pergunta: Que é o lícito e o ilícito?

Resposta: O que pertence ao sacerdócio e à agricultura é lícito. É ilícito o que pertence a lugares temporais e aos renegados.

Pergunta: Em que condições se manifestou Nosso Senhor todo-poderoso?

Resposta: Ele se manifestou no ano 400 da Hégira de Muhammad (Maomé) e se declarou da raça de Muhammad para esconder Sua divindade.

Pergunta: Por que devia Ele esconder Sua divindade?

Resposta: Porque Seu culto era negligenciado e porque pouco numerosos eram os que O adoravam.

Pergunta: Em que momento manifestou Ele Sua divindade?

Resposta: No ano 408 da Hégira de Muhammad.

Pergunta: Durante quanto tempo Ele o fez?

Resposta: Durante todo o ano 408 da Hégira de Muhammad. Em seguida, desapareceu durante o ano 409, que era um ano nefasto, mas no início do ano 410 reapareceu e ficou durante todo o ano 411. Desapareceu no início do ano 412 da Hégira de Muhammad. Só reaparecerá no dia do julgamento.

Pergunta: Que é o dia do julgamento?

Resposta: É aquele em que o Criador aparecerá com um aspecto humano e em que regerá o universo pelo poder e pela espada.

Pergunta: Quando isso acontecerá?

Resposta: Não se sabe, mas haverá sinais precursores.

Pergunta: Que sinais?

Resposta: Ver-se-á mudarem os reis e os cristãos levarem vantagem sobre os muçulmanos.

Pergunta: Em que mês isso acontecerá?

Resposta: Na lua de Dgemaz ou na lua de Radjad, segundo os cálculos da Hégira.

Pergunta: Como Deus regerá os povos e os dirigentes?

Resposta: Ele se manifestará pelo poder da espada e a todos tirará a vida.

Pergunta: Que acontecerá então depois de Sua morte?

Resposta: Eles renascerão ao comando do Todo-Poderoso e farão o que Este quiser.

Pergunta: Como agirá Ele para com eles?

Resposta: Ele os separará em quatro grupos: os cristãos, os judeus, os renegados e os verdadeiros adoradores de Deus.

Pergunta: Como cada um desses grupos se dividirá?

Resposta: Os cristãos darão origem aos nessairiés (de Nazaré) e aos métaoullis; dos judeus sairão os turcos. Quanto aos renegados, eles são todos aqueles que abandonaram a fé de nosso Deus.

Pergunta: Que fará Deus aos fiéis de sua unidade?

Resposta: Ele lhes concederá o império, a realeza, os bens, o ouro e a prata. Eles permanecerão no mundo e serão chefes.

Pergunta: Que acontecerá com os renegados?

Resposta: Eles serão atrozmente punidos. Quando tiverem fome e sede, seus alimentos se tornarão amargos. Serão encarregados dos mais rudes trabalhos no caso dos verdadeiros adoradores de Deus. Os judeus e os cristãos sectários conhecerão penas semelhantes mas menos duras.

Pergunta: Quantas vezes o Senhor tomou uma aparência humana?

Resposta: Dez vezes, chamadas estações: Ele se chamou sucessivamente Al-Ali, El-Bar, Alia, El Haala, El Kaiem, El-Maas, El-Aziz, Abazakaria, El-Mansour e El-Hakem.

Pergunta: Onde teve lugar a estação de El Ali?

Resposta: Nas Índias, numa cidade conhecida sob o nome de Rchine-ma-Tcine.

Pergunta: Quantas vezes Hamza apareceu e quais foram os seus nomes?

Resposta: Ele apareceu sete vezes desde Adão até o profeta Samed. Na época de Adão, ele se chamava Chattnil; na de Noé, seu nome era Pitágoras; na de Abraão, ele se chamou Davi; Chaib foi seu nome na época de Moisés; no tempo de Jesus, chamou-se o Messias verdadeiro e também Lázaro; na época de Muhammad (Maomé) seu nome foi Salman El-Farzi, e no tempo de Sayd ele se chamou Saleh.

Pergunta: De onde vem o nome druso?

Resposta: O nome druso vem de nossa obediência ao Hakem, como quer Deus, e Hakem é nosso Mestre Muhammad (Maomé), Filho de Ismael, que se manifestou ele próprio por si próprio a si próprio. Quando ele se manifestou, os drusos seguiram suas ordens. Eles entraram na lei, o que fez que recebessem o nome de drusos.

Realmente, o termo árabe enderaz, ou endaraj, significa a mesma coisa que darha, isto é, entrar. Isso significa, portanto, que o druso escreveu a lei, que dele se penetrou e que entrou na obediência a Hakem. O druso estudou os livros de Hamza e adorou Deus como convém.

Pergunta: Por que nós adoramos o Evangelho?

Resposta: Queremos assim render homenagem ao nome daquele que existe por ordem de Deus e este é Hamza. Foi ele que deu o Evangelho. Além disso, convém que aos olhos de cada nação nós reconheçamos sua crença. Ainda mais, se nós adoramos o Evangelho, é porque esse livro repousa sobre a sabedoria divina e porque ele encerra a trilha evidente do verdadeiro culto.

Pergunta: Por que afastamos todo livro que não seja o Corão?

Resposta: Porque não devemos ser reconhecidos pelo que somos, quando estamos entre os fiéis de Muhammad (Maomé), a fim de não sermos perseguidos. Adotamos, assim, todas as cerimônias muçulmanas, mesmo as preces para os mortos — tudo isso unicamente no exterior, a fim de podermos ficar ignorados.

Pergunta: Que pensamos dos mártires cuja coragem e cujo número são louvados pelos cristãos?

Resposta: Afirmamos que Hamza não os reconheceu, mesmo que todos os historiadores digam o contrário.

Pergunta: Que devemos então responder se os cristãos nos afirmarem que sua fé não pode ser posta em dúvida e que ela se apóia em provas mais válidas que a palavra de Hamza? Como então reconhecemos que Hamza é infalível e que ele é a coluna de verdade de nossa salvação?

Resposta: Pode-se fazê-lo pelo testemunho que o próprio Hamza deu: Com efeito, ele declarou, na Epístola sobre o comando e a defesa: "Eu sou a primeira das criaturas de Deus. Sou Sua voz e Seu punho. Tenho a ciência por Sua ordem. Sou a torre e a casa construída. Sou o senhor da morte e da ressurreição. Sou aquele que tocará a trombeta. Sou o chefe supremo do sacerdócio, o mestre da graça, o edificador e o destruidor das Justiças. Sou o rei do mundo e o destruidor dos dois testemunhos. Sou o fogo que devora."

Pergunta: Qual é a verdadeira religião dos drusos?

Resposta: É o oposto das crenças das outras nações. Como está dito na Epístola sobre o engano e a advertência: "Tudo quanto os outros consideram como ímpio nós admitimos e nisso cremos."

Pergunta: Se uma pessoa viesse a ter conhecimento de nossa tradição sagrada, a nela crer e a ela se conformar, essa pessoa seria salva?

Resposta: Não, a porta é fechada, a questão terminada, e a pena rombuda. Depois da morte, sua alma volta à sua nação própria e à sua religião primeira.

Pergunta: Quando as almas foram criadas?

Resposta: Elas foram criadas depois do pontífice Hamza, filho de Ali. Depois dele, Deus criou a luz, todos os espíritos que são contados e que não diminuirão nem aumentarão até o fim dos tempos.

Pergunta: Nossa ciência sagrada admite que as mulheres possam ser salvas?

Resposta: Sim, pois Nosso Senhor promulgou um escrito sobre as mulheres e elas logo se conformaram a Ele, como está dito na Epístola sobre a lei das mulheres, bem como na Epístola das moças.

Pergunta: Que se deve pensar das outras nações que declaram adotar o Senhor que criou o Céu e a Terra?

Resposta: Mesmo se elas declaram isso, trata-se de um erro, e mesmo que essas nações O adorassem verdadeiramente, sua adoração seria sacrílega, se elas não sabem que o Senhor é o próprio Hakem.

Pergunta: Quem são esses que ensinaram a sabedoria do Senhor aos que estabeleceram nossa doutrina?

Resposta: Eles são três: Hamza, Esmail e Beha-Eddin.

Pergunta: Quantas partes comporta a ciência?

Resposta: Cinco. Duas pertencem à religião e duas outras à Natureza. A quinta, a maior de todas, não se divide. Ela é a ciência verdadeira, a do amor de Deus.

Pergunta: Como reconhecer que uma pessoa é nossa irmã, adepta da verdadeira ciência, se, vindo a nós, ela se declara drusa?

Resposta: Eis as palavras de reconhecimento: Depois das saudações usuais, devese dizer: "Em vosso país, semeia-se o grão de mirobolan (Aliledji)?" Deve-se obter como resposta: "Sim, ele é semeado no coração dos crentes." Então, deve-se interrogar a pessoa sobre nossa doutrina. Se as respostas forem corretas, ela é drusa e nossa irmã, senão, é apenas uma estranha.

Pergunta: Quais são os pais da nossa tradição?

Resposta: São os profetas de Hakem: Hamza, Ismail, Muhammad (Maomé) e Kalimé, Abou-el-Rheir, Baha-Eddin.

Pergunta: Os drusos ignorantes têm a salvação ou um acesso junto a Hakem quando nesse estado de ignorância?

Resposta: Não há salvação para eles e eles permanecerão na escravidão e na desonra na casa de nosso Senhor até a eternidade das eternidades (reencarnação).

Pergunta: Quem é Doumassa?

Resposta: É Adão o primeiro, é Arkhnourh, é Hermes, é Edris; João, Esmail, filho de Muhammad (Maomé), El-Taissi e, no tempo de Muhammad (Maomé), filho de Abdallah, seu nome era Elmokdad.

Pergunta: Que é o antigo e o eterno?

Resposta: O antigo é Hamza, o eterno é a alma, sua irmã.

Pergunta: Que vêm a ser os pés da sabedoria?

Resposta: São os três pregadores.

Pergunta: Quem são eles?

Resposta: João, Marcos e Mateus.

Pergunta: Durante quanto tempo eles pregaram?

Resposta: Vinte e um anos. Cada um pregou sete.

Pergunta: Que são esses edifícios que estão situados no Egito e que se chamam

pirâmides?

Resposta: Essas pirâmides foram construídas pelo Todo-Poderoso para alcançar um objetivo cheio de sabedoria e que Ele concebeu em sua providência.

Pergunta: Qual é esse objetivo cheio de sabedoria?

Resposta: É colocar nas pirâmides e nelas conservar até o dia do julgamento, quando se dará sua segunda vinda, aos hodgets e as quitações que Sua mão divina tomou de todas as criaturas.

Pergunta: Por que Ele apareceu a cada nova lei?

Resposta: Para exaltar seus verdadeiros fiéis, a fim de que eles nela se tornem firmes e saibam que é Ele quem muda à sua vontade as justiças e creiam mais em outros que não Nele.

Pergunta: Como as almas voltam para seus corpos?

Resposta: Cada vez que um homem morre, nasce um outro, e é assim o mundo.

Pergunta: Como se chamam os muçulmanos?

Resposta: El-Tanzil (a descida).

Pergunta: Como se chamam os cristãos?

Resposta: El-Taaouil (a explicação). Essas duas denominações (El-Tanzil e El-Taaouil) significam para os cristãos que eles explicaram a palavra do Evangelho e para os muçulmanos a notícia que o Corão desceu do céu.

Pergunta: Com que objetivo Deus criou os gênios e os anjos de que se fala no livro da sabedoria de Hamza?

Resposta: Os gênios, os espíritos e os demônios são como os homens que não obedeceram ao convite de Nosso Senhor Hakem. Os demônios são espíritos diante daqueles que têm corpos. Quanto aos anjos, eles são representações dos verdadeiros adoradores de Deus, daqueles que obedeceram ao convite de Hakem, que é o Senhor adorado em todas as revoluções dos tempos.

Pergunta: Que são as revoluções dos tempos?

Resposta: São as justiças dos profetas que apareceram sucessivamente e que as pessoas do século em que eles viviam declararam como tais, como Adão, Noé, Abraão, Moisés, Jesus, Muhammad (Maomé), Sayd. Todos esses profetas são uma só e única alma que passou de um corpo para outro e essa alma que é o demônio maldito guardião de Ebn-Termahh e também Adão, o desobediente que Deus expulsou de seu paraíso, quer dizer que Deus lhe tirou o conhecimento de sua unidade.

Pergunta: Qual era a razão de ser do demônio em Nosso Senhor?

Resposta: Ele lhe era caro, mas foi presa do orgulho e recusou obedecer ao vizir Hamza; então Deus o amaldiçoou e o expulsou do paraíso.

Pergunta: Quais são os anjos supremos que levam o trono de Nosso Senhor?

Resposta: São os cinco primazes que se chamam: Gabriel, que é Hamza, Miguel, que é o segundo irmão, Esrafil-Salamé ebn-abd-elouahab, Ezrail, Beha-Eddin, Matraoun, Ali-ebn-Achmet. Aí estão os cinco vizires que se chamam: El-Sabek (o precedente), El-Cani (o segundo), El-Djassad (o corpo), El-Rathh (a abertura), El-Fhial (o cavaleiro) .

Pergunta: Que são as quatro mulheres?

Resposta: Elas se chamam Ismail, Muhammad (Maomé), Salomé, Ali, e elas são: El-Helmé (a palavra), El Nafs (a alma), Beha-Eddin (beleza da religião), Omm'el rheir (a mãe do bem).

Pergunta: Que é o Evangelho dos cristãos e que devemos pensar dele?

Resposta: O Evangelho saiu realmente da boca do Senhor Messias, que era Salman-El-Farzi no século de Muhammad (Maomé). O verdadeiro Messias é Hamza, filho de Ali; o falso é o que nasceu de Maria, pois esse é filho de José.

Pergunta: Onde estava o verdadeiro Messias quando o falso estava com seus discípulos?

Resposta: Ele se encontrava no grupo destes últimos. Ele professava o Evangelho. Ele dava instruções ao Messias filho de José e lhe dizia "Faze isso e aquilo", de acordo com a religião cristã, e o filho de José a ele obedecia. Entretanto, os judeus tiveram ódio do falso Messias e o crucificaram.

Pergunta: Que aconteceu depois que ele foi crucificado?

Resposta: Colocaram-no numa sepultura. O verdadeiro Messias chegou, roubou o corpo da sepultura e o enterrou no Jardim, depois espalhou a notícia de que o Messias havia ressuscitado.

Pergunta: Por que o verdadeiro Messias se comportou assim?

Resposta: Para fazer durar a religião cristã e lhe dar mais força.

Pergunta: E por que favoreceu ele assim a heresia?

Resposta: Para que os drusos pudessem cobrir-se assim como por um véu da religião do Messias e para que ninguém os conhecesse por drusos.

Pergunta: Quem foi que saiu da sepultura e entrou em casa dos discípulos com as portas fechadas?

Resposta: O Messias vivo, que não morre e que é Hamza.

Pergunta: Por que os cristãos não se fizeram drusos?

Resposta: Porque foi essa a vontade de Deus.

Pergunta: Como Deus pôde admitir o mal e a heresia?

Resposta: Porque Ele se esconde de uns e esclarece os outros, como está dito no Corão: "Ele deu a sabedoria a uns e dela privou os outros."

Pergunta: Por que Hamza, filho de Ali, nos ordenou que escondêssemos a sabedoria e que não a revelássemos?

Resposta: Porque ela contém os segredos e a quitação de Nosso Senhor e não se deve revelar a ninguém coisas em que se encontrem encerradas a salvação das almas e a vida dos espíritos.

Pergunta: Então nós somos egoístas porque não queremos que todos sejam

salvos?

Resposta: Nisso não há egoísmo, pois o convite é retirado, a porta, fechada, é herético quem é herético e crente quem é crente, e tudo é como deve ser. A abstinência, que outrora era ordenada, hoje em dia está abolida, mas quando um homem faz abstinência fora do tempo prescrito e se mortifica pelo jejum, isso é louvável, pois isso nos aproxima da divindade.

Pergunto: Por que se suprimiu a esmola?

Resposta: Entre nós, a esmola para nossos irmãos os drusos é justa; mas é um crime para com qualquer outro e não deve ser dada.

Pergunta: A que fim se propõe o solitário que se mortifica?

Resposta: O de merecer, quando Hakem vier, que ele dê a cada um, segundo suas obras, viziratos, paxalatos e governos.

Por fim, a última informação que trago ao leitor, para não tornar mais extenso do que já está este texto, segundo Bernard é que: “[...]os drusos adotam na aparência a idéia cristã sem Jesus, a idéia muçulmana sem Maomé. A explicação geral é que, como ordem ou comunidade, eles não querem nunca dar margem à idolatria ou à superstição.[..]”

É também oportuno dizer que os Drusos são excelentes anfitriões, pois tratam seus convidados com muita atenção e carinho, já que para eles tal atitude é uma questão de honra. Portanto, recusar o convite de um Druso é faltar com a educação.



39 comentários:

  1. Eu sei o que são drusos e o que eles querem do mundo.Eles são tão loucos quanto todos os loucos do Oriente médio e querem o mesmo que todos os outros loucos fanáticos muçulmanos.O fim do resto do mundo.

    ResponderExcluir
  2. Voe é muito bobinha, senso crítico passou longe.

    ResponderExcluir
  3. hahahaha ri alto do primeiro comentario, sou Druzo e vivo no seu pais(meu, e nosso) e voce com certeza nao fez uma analise psicologica da nacao druza para afirmar isso, fez? vc é ignorante :)

    ResponderExcluir
  4. Só sei que os drusos nunca ajudam os pobres! Egoistas

    ResponderExcluir
  5. Muito boa descrição do povo Druso. Eles respeitam todos os messias da tradição judaico-cristã-muçulmana. E existe uma grande comunidade em Israel. Achei mais informações no site do ministério do Turismo de Israel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado amigo não revelado. Ótima contribuição.

      Excluir
    2. Parece mais uma derivação gnóstica, contendo o habitual desprezo pelos "burros" e exaltando os "inteligentes", outro pilar "illuminati"! Quem tem olhos que perceba, senão cale-se para sempre!

      Excluir
  6. http://www.goisrael.com.br/Tourism_Bra/Tourist%20Information/ethnic%20groups/Paginas/Community%20and%20Druze%20Faith.aspx

    ResponderExcluir
  7. Como sempre os gajos se acham os eleitos de Deus. Hitler também pensava assim e muito outros antes dele. Se Deus é bondoso e caridoso não faz sentido discriminar uns em favor de outros.

    ResponderExcluir
  8. Sou filha de Sirio de origem Drusa. Infelizmente hj meu pai não pode me passar nenhuma informação sobre sua religião de origem, mas entendo que ele não seja mais druso por ter se casado fora da religião. Gostaria de saber qual a geneogia do povo druso. De quem são descendentes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outro dia, no Histórico Channel, assisti a um documentário que afirmava que Jesus é descendente de Drusos. Coletaram DNA do Santo Sudário e de um outro corte de tecido(seria aquele com o qual uma mulher, teria enxugado o rosto de Jesus durante o Santo Sepulcro). Coletaram DNA de uma família Drusa(pai e filha) e confirmaram a descendência. Sou Deísta, não sou Católico, tampouco Mulçumano. Só participei com a intenção de ajudar num consenso deste debate.

      Excluir
    2. Desculpe... "History Channel" ou "H2" ..."via Crucis" e não "santo Sepulcro". Como disse...não sou Católico.

      Excluir
  9. Sou filha de Sirio de origem Drusa. Infelizmente hj meu pai não pode me passar nenhuma informação sobre sua religião de origem, mas entendo que ele não seja mais druso por ter se casado fora da religião. Gostaria de saber qual a geneogia do povo druso. De quem são descendentes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anice, se os descendentes do casamento de Druzo com outra religião se casarem com Druzos por sete gerações voltarão a serem Druzos, mas na prática hoje não há tanto rigor, a primeira geração pode conviver bem com outros Druzos, minha mae é da família Chaar do Líbano e disse que tem parentes na Síria, aliás a maioria das famílias druzas do Líbano tem parentes na Síria. ABS

      Excluir
  10. Sou filha de Sirio de origem Drusa. Infelizmente hj meu pai não pode me passar nenhuma informação sobre sua religião de origem, mas entendo que ele não seja mais druso por ter se casado fora da religião. Gostaria de saber qual a geneogia do povo druso. De quem são descendentes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São descendentes de Midian, que viviam na Terra de Midian. Fonte: História del Pueblo judio I classe 1 - minuto 49 do video

      Excluir
  11. Pra mim São todos ocultista precursores teosóficos iinvoluntario!

    ResponderExcluir
  12. Pra mim São todos ocultista precursores teosóficos iinvoluntario!

    ResponderExcluir
  13. Oque a madame blavatsky fazia no meio desses drusos aos 18 anos sendo uma ocultista que viveu pra diseminar suas ideis satanistas de iluminação? Bando de anticristo usados pelos inimigos de nossas almas para matar roubar
    E destruir.

    ResponderExcluir
  14. Só sei de uma coisa que quando vier oque e perfeito nao serei mais enganado.

    ResponderExcluir
  15. Só sei de uma coisa que quando vier oque e perfeito nao serei mais enganado.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  17. Respostas
    1. Luis32sc,


      não sei exatamente o seu nome, mas não posso aceitar xingamentos, pois não condizem com o blog que trata de religião. Você pode discordar, dizer que não gosta de tal e qual religião ou ideia, mas não dizer palavrões. Lamento, mas não posso consentir isso. Eu já fiz textos em que alguma pessoa me criticou, mas com polidez, de forma que não removi o comentário dele. Outro cidadão me contrariou com elegância, num comentário e acabei concordando com ele e modifiquei o texto e depois o agradeci, porque refleti melhor e vi que ele estava certo. Eu tenho por princípio respeitar as religiões de quem quer que seja, desde que não atentem contra a vida, a moral e os bons costumes. Espero que tenha entendido.

      Luiz Carlos Nogueira

      Excluir
    2. tenho um amigo druso gosto muito dele e da sua familia sou brasileira sou casada com arabe muçulmano sou convertida sou muito faliz respeito todas as religioes Deus e perfeito gostei de saber da sua religiaao

      Excluir
  18. Drusos Afamados guerreiros... Eternamente Indomináveis... Eis me aqui...

    ResponderExcluir
  19. Drusos Afamados guerreiros... Eternamente Indomináveis... Eis me aqui...

    ResponderExcluir
  20. Raymond Bernard (RosaCruz) Francês, e seu livro “Encontros com o insólito”.
    Destaco dois trechos:
    1º "A quinta, a maior de todas, não se divide. Ela é a ciência verdadeira, a do amor de Deus."
    2º ".... perderam a consciência da unidade."

    ResponderExcluir
  21. Para mais informações sobre os Drusos, seguem dois links do Youtube:

    https://www.youtube.com/watch?v=YV7MrmWiqIY

    https://www.youtube.com/watch?v=J6M3UnXrPdA

    ResponderExcluir
  22. Segundo documentário sério do H2 pesquisadores foram autorizados a fazer DNA no Santo Sudário e compararam com uma família Druso. Deu positivo. Assim, Jesus seria Druso. Nos termos desse estudo apresentado pelo canal History 2, Jesus seria descendente de Druso, do Oriente Médio e não judeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é bem assim, no documentário foi achado DNA da família de Jesus na família drusa, a explicação logo após o resultado é de que qualquer um dos irmãos de Jesus pode ter se casado com um Druso, quando a religião não era fechada antes das perseguições, mas isso não quer dizer que Jesus era ou não era Druso... A verdade nunca saberemos, tudo que sabemos são frações não importa o quão sábio seja.

      Excluir
  23. Qualquer um pode falar qualquer coisa sobre Deus. Quero ver provar.

    ResponderExcluir
  24. Olá, uma dúvida, um druso se casa com uma não drusa, por isso deixou de ser druso e se converteu ao islamismo, mudando de nome, se separando ele volta usar o nome de registro e a ser druso?

    ResponderExcluir
  25. Muito obrigado pelo excelente texto Sr. Luiz. O mais completo que achei até agora. Estou escrevendo um conto que um dos protagonistas é filho de drusos, assim na verdade conheço alguns drusos e são ótimas pessoas. Tomei cuidado para que no meu conto não entrasse abobrinhas e é o que estou fazendo.

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Quero saber se um homem druso se casar com uma brasileira não drusa a família dele vira as costas? Oque acontece?

    ResponderExcluir
  28. Eu gostaria de entender o que são os Drusos ? Eles acretidam num Deus só deles ? Não sei nada , só uma ponta de luz para entender um Druso ,

    ResponderExcluir
  29. Parabenizo o redator do texto, pois considerei bem completo. É um conteúdo difícil de ser encontrado e descrito com veracidade. Gostaria de saber se existe a Maçonaria Drusa, pois li uma citação num rito (MISRAIN), e não consegui encontrar nada.Grata

    ResponderExcluir