sábado, 12 de maio de 2012

Por que se exibir e orar gritando? Deus por acaso é cego e surdo?














Luiz Carlos Nogueira

















Para quem acredita que a Bíblia Sagrada Cristã é a palavra de Deus, proponho alguns dos seus trechos PARA MEDITAR E REFLETIR:





Atos dos apóstolos:


At 7.46 [...], e pediu que lhe fosse dado achar habitação para o Deus de Jacó.

At 7.47 Entretanto foi Salomão quem lhe edificou uma casa;

At 7.48 Mas o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens, como diz o profeta:

At 7.49 O céu é meu trono, e a terra o escabelo dos meus pés. Que casa me edificareis, diz o Senhor, ou qual o lugar do meu repouso?

At 7.50 Não fez, porventura, a minha mão todas estas coisas?

Epístola de Paulo aos Coríntios:

1Co 3.16 Não sabeis vós que sois santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?

Evangelho de Mateus:

Mt 6.5 E, quando orardes, não sejais como os hipócritas; pois gostam de orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa.

Mt 6.6 Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.

Mt 6.7 E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque pensam que pelo seu muito falar serão ouvidos.

Mt 6.8 Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes.


Vejam no blog “Teologia Apologética sem Mistura”, do Ricardo André, encontrado por conta do acaso e que ilustra bem essa questão – clique neste link:

QUERO ORAR PARA ME MOSTRAR




Orai sem cessar. I Ts 5:17. Sabemos que diante desta exortação dada pelo Espírito Santo nas santas escrituras temos a obrigação como cristãos de nos comunicarmos cada vez mais com Deus, mas como será essa oração? Será que devo orar em voz alta ou em voz baixa? Será também que devo gritar ou me mostrar para os meus irmãos e para o ministério da igreja para que eles saibam que eu sei orar? Finalmente, como deve ser a minha oração?


Sabemos que, como tudo na vida, é preciso ter sabedoria, bom-senso e equilíbrio nessa prática, a fim de não escandalizar ninguém. Mas sabemos que infelizmente algumas pessoas fazem isso para ter o seu galardão aqui na terra. Algumas pessoas dizem que a oração em voz alta tem o seu valor e a oração em voz baixa é mais prudente, o que dizer das duas orações?


Vemos aqui algumas divergências de opiniões em orar em voz alta e orar em voz baixa, mas o que verdadeiramente gostaria de saber é o porquê do motivo de orar “GRITANDO”. Vejo alguns irmãos que quando em uma reunião são chamados para orar, ou na igreja quando chamados pelo ministério para fazer o mesmo, só faltam esgoelar-se e entrar em desespero, não consigo encontrar uma explicação bíblica ou emocional pra tal ato.


Há pessoas que dizem que oram alto porque essa atitude "amarra" as intenções e ações demoníacas. É hilário esse tipo de explicação. São inúmeros, e chegam ser até ridículos algumas explicações para definir tais atos, veremos abaixo algumas explicações para tais gritarias:


1. Existe poder em gritar : o poder de criar ou destruir. Deus usou este poder quando disse: "Haja Luz." (Veja que a Bíblia em Gn 1.3 mostra: “E disse Deus” e não “E gritou Deus”)


2. Orar gritando faz o Diabo escutar e fugir. (E o sentido da oração é pra quem escutar, Deus ou o Diabo?)


3. Paulo curou um coxo gritando em voz alta, e aí? (Na verdade não foi Paulo quem curou e sim o poder de Deus pela fé do coxo, Paulo foi apenas o canal de benção, e em At 14.10 mostra que Paulo “disse” em voz alta e não “gritou” em voz alta)


4. Depende das ocasiões. Quando oro em grupo com outros irmãos em encontros oro em voz alta quase gritando para os irmão escutarem melhor, mas quanto oro individualmente, oro em silêncio. (Ou seja, oro para meus irmãos escutarem e não Deus)


Quero salientar que orar em voz alta nada tem de errado, mas o “GRITAR”, esse sim não tem fundamento bíblico. É o gritar que me refiro e não o orar em voz alta. Quando a Bíblia se refere à voz alta, quer dizer em falar com som audível um tom acima do normal. Querem ver o exemplo do que me refiro a gritar? Assistam ao vídeo abaixo:




Procuro entender o que é isso. Unção? Derramamento do Espírito? Fogo de Jeová? Rétété? Descontrole emocional? Falta de entendimento? Meninice? O que é isso? Sabemos que o culto é racional e que seja decentemente e com ordem, verdadeiramente não é isso que vemos por aí. Cultos Marcosfelicianistas são mais que normais para alguns crentes despreparados e sem discernimento espiritual. Sabemos que este tipo de movimento gritante está cada dia mais popular com as novas igrejas reformadas de hoje em dia, ensinando que o novo convertido deve cada dia mais gritar e gritar. Vi certo pastor exortando a igreja a clamar cada vez mais alto, se não fosse assim o Senhor não escutaria. Alguns pastores distorcem o verbo “clamar” de “gritar”, empobrecendo uma tradução e um entedimento bíblico correto. É isso que vemos hoje em dia.


Que o nosso culto ao Senhor seja cada dia mais racional, porém com a verdadeira adoração.


3 comentários:

  1. Luiz, o meio PENTECOSTAL está cheio de gritarias e berros... posso afirmar com experiência na pele, pois fui criado neste meio, lembro-me quando tinha onze anos que fomos buscar a PROMESSA DO ESPÍRITO SANTO em outras palavras o BATISMO DO FOGO, fomos a uma casa bem grande e ali ajoelhamos as dezenove horas e só levantamos da oração as quatro horas da madrugada, de tanto gritar glória e aleluia que entrei em êxtase e pensei que estava sendo arrebatado para a glória eterna... conclusão no outro dia estava sem voz... foi horrível... e hoje percebo que nada mudou... os gritos continuam e quem fala contra é do SATÃ OU DIABO, realmente você tem razão de sobras no seu documentário... gostaria que estas suas palavras chegassem a um MARCOS FELICIANO, SILAS MALAFAIA OU OUTROS PICARETAS E ESPERTOS... valeu... abraços - CICERO DE SOUZA GOMES

    ResponderExcluir
  2. Queria ver o vídeo, tem um amigo meu teimando que é certo orar gritando

    ResponderExcluir
  3. Amigo Gustavo, o vídeo podia ser visto por este link: http://irmaoricardo.blogspot.com.br/2010/08/quero-orar-para-me-mostrar.html mas foi retirado pelo seu autor, infelizmente.

    ResponderExcluir