sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Não Ofereça Sabedoria a Quem Só Pode Pagar com Ignorância - Por Max Gehringer




de:
 Marco Silva massilwal@gmail.com
para:

cco:
 lcarlosnogueira@gmail.com
data:
 22 de novembro de 2012 12:10
assunto:
 Fwd: Não ofereça sabedoria a quem só pode pagar com ignorância.]
enviado por:
 gmail.com
assinado por:
 gmail.com


Não Ofereça Sabedoria a Quem Só Pode Pagar com Ignorância


 *Um rato saiu de manhã para trabalhar e no caminho cruzou com um caracol.  Muitas horas depois, após um dia exaustivo em que teve que batalhar  arduamente para caçar sua comida e escapar de seus predadores, o rato  retornou exausto. E notou que o caracol não havia se movido mais que dois  metros.

 O rato parou e comentou que se sentia compadecido pelo fato de o caracol   ter uma vida tão monótona, tão sem emoções, enquanto ele, rato, conseguira  viver, em apenas um dia, aventuras que o caracol não viveria em toda  existência.

 "Emérito rato", disse o caracol, "como tenho bastante tempo para observar  e refletir, permita-me oferecer-lhe alguns dados comparativos entre nossas  espécies, que talvez possam ajudá-lo a rever o seu ponto de vista.  Caracóis têm casa própria e ratos são escorraçados de todos os lugares  aonde chegam. Caracóis vivem em jardins e ratos, em esgotos. O alimento  dos caracóis está sempre ao alcance, enquanto ratos precisam caminhar  horas e horas para encontrar comida. Por isso, caracóis podem passar o dia  apreciando a natureza, ao passo que ratos não podem se descuidar nem por  um segundo. E não por acaso, caracóis vivem cinco anos. Dois a mais que os  ratos."

 O rato ouviu a tudo atentamente. Ponderou que o caracol tinha razão em  tudo o que havia dito e, com uma violenta pisada, esmagou o caracol contra  o chão.

 Felizmente o solo era fofo o suficiente para que o caracol sobrevivesse.  Mas ele aprendeu uma pequena lição que lhe seria útil pelo resto da  carreira. Por mais razão que você tenha, nunca tente provar a alguém que  se acha o máximo, que ele não é nada daquilo. Porque não há negócio pior  do que oferecer sabedoria a quem só pode pagar com ignorância.


* Recebi esta fábula por e.mail, repassada pelo meu amigo Marco Antônio S. Silva. Pesquisei e encontrei o nome do autor que é Max Gehringer, e que pode ser confirmado neste link: http://www.siticopmg.org.br/max_gehinger/max_2012/max_167.html

 Obs: Este é um verdadeiro ensinamento que recolho para mim, porque é tão claro como o dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário