quarta-feira, 7 de novembro de 2012

SERGE TOUSSAINT: "A Rosa Cruz é independente da Maçonaria"





Oumar Ndiaye por / Mamadou Gueye | Lobservateur | segunda-feira, 18 de fevereiro, 2008 01:17 |  Visto 16538 vezes  | 0 comentários    Favoritos  
| Imprimir-| E-mail

Empresa | Tags:


O Grande-Mestre da jurisdição da Antiga e mística Ordem Rose-Croix (Amorc) francesa, Serge Toussaint, visitando o Senegal, aproveitou a oportunidade para fazer palestras filosóficas para os membros da Fraternidade, participando de fóruns e dissertando sobre o tema "Os Rosa-Cruzes, o que eles são realmente? ". Como o movimento maçônico, a Antiga Ordem e Mística Rosa Cruz levanta muitas questões em nossos céus, especialmente em termos de seus membros na família maçônica.


O que é a Ordem da Rosa-Cruz?

Por definição, a Ordem da Rosa-Cruz é um movimento filosófico. Não é uma religião, é por isso que na Ordem da Rosa-Cruz, há membros que vêm de todas as religiões. Há rosacruzes cristãos, muçulmanos, judeus, animistas, budistas. Há mesmo membros que não têm religião. É um movimento filosófico aberto a homens e mulheres, sem distinção de raça, religião, classe social. Na Ordem da Rosa-Cruz, não há elitismo social. Não está aberto apenas a uma determinada categoria de pessoas. É aberto a todos os interessados ​​em filosofia e misticismo.

Desde quando você é o chefe dos Rosacruzes?

Eu sou o Grande-Mestre da jurisdição da Antiga e mística Ordem Rose-Croix Francesa. Eu fui eleito para este cargo em 1993, para um mandato de 5 anos. Reeleito em 1998, depois em 2003, eu não sei se vou ser este ano. Ele não pode ser reeleito. Há grandes mestres que, em algum momento, pretendem parar. Não é Mestre de vida longa. Há aqueles que querem parar por motivos pessoais ou outros que não são reeleitos. Eu provavelmente vou propor para continuar por mais 5 anos. Eu sinto que ainda não  complete que eu pretendo fazer para a Ordem. Em um ponto, eu diria que este é meu último mandato e alguém vai pegar a tocha.

Por que o tribunal francês?

Porque a Amorc é um movimento global. Existe no mundo e é dividido por idioma nacional. Há um tribunal francês que eu sou o responsável. Grande Mestre é um título simbólico. Isso não quer dizer que eu sou a encarnação da sabedoria divina, que eu tenho os plenos poderes, e que eu sei tudo sobre tudo. A palavra Grande Mestre significa que o detentor do título, é quem dirige um tribunal. A Jurisdição francesa inclui a França, Bélgica, Suíça, Quebec, Dom-Tom e África francófona. Como parte do meu trabalho, eu faço visitas oficiais regularmente em diferentes países da África francófona. Venho duas vezes por ano em África e eu alterno entre a África Ocidental e África Central. Atualmente, eu estou fazendo uma visita oficial no Senegal, na África Ocidental. Em agosto, presidirei uma convenção na África Central.

Qual é o lugar da África na sua ordem?

Delegados africanos que participam da mesma forma que os delegados de outros países nas reuniões anuais. Todo mundo tem os mesmos poderes e prerrogativas. No meu caso, eu amo a África. Se eu não amasse a África, eu não viria aqui duas ou três vezes por ano para ver os membros da Ordem. Estamos conscientes dos problemas econômicos e sociais que existem na África e dói-nos o coração. Nós tentamos ajudar o máximo possível a Ordem na África, os membros da Ordem em África e os africanos por meio deles de formas diferentes. Em nome da filosofia Rosacruz, os membros da Ordem que podem, tomam como dever de ajudar aqueles que os rodeiam. Isso é feito de uma forma discreta, sem tocar o tambor ou corneta. Há um provérbio que diz que "bom é nenhum ruído e ruído não é bom." Nós tentamos fazer as coisas pelo nosso comportamento, a nossa humanidade, a nossa atitude, sem fazer menção.

Como é a Ordem da Rosa-Cruz no Senegal em termos de adesão de membro,?

No Senegal, há cerca de 250 membros em todo o país que estão estudando suas monografias, e alguns deles vão para a agência local para conhecer e discutir  sobre o que eles têm estudado nelas. A atmosfera é muito boa e não há problemas desse lado.

Podemos considerar a Ordem da Rosa-Cruz, como uma loja maçônica?

Há realmente alguma confusão entre a Ordem dos Rosacruzes e os franco-maçons. Mas devemos entender que estas são duas organizações totalmente independentes. O lema dos Rosacruzes (Amorc), é "a mais ampla tolerância em estrita independência." Estamos completamente independente da Maçonaria. Eu não sou maçom. Nossos objetivos e modos não são necessariamente os mesmos. Então, o que é a independência total.

Quais são as diferenças entre estas duas organizações?

Como não sou maçom, não posso dizer. Pelo que eu sei de ter falado com os construtores é que na Maçonaria, não há ensinamentos escritos como a Amorc faz. O formato de nossa Ordem é enviar um ensino escrito, uma série de monografias para cada um dos 12 graus. Além disso, a Ordem da Rosa-Cruz é totalmente apolítica. A Amorc nunca fez e nunca fará política. No entanto, os seus membros são completamente livres em suas opiniões políticas, mas nunca falamos sobre isso, não queremos falar sobre a política. Isso explica, por exemplo, em França, há membros da Rose-Croix de direita, centro e esquerda. No Senegal, há certamente membros da nossa Ordem em favor do poder atual, outros não, mas isso não é a nossa preocupação. Nossa única preocupação é a filosofia e espiritualidade.

Existem alguns ritos de iniciação?

Eficazmente sim. O ensino da Ordem da Rosa-Croix cobre 12 graus. Cada nível é precedido por uma introdução que pode ser feito em casa, com base em uma monografia escrita para este fim ou você pode receber a iniciação do grau correspondente, em um corpo subordinado local da Ordem. No entanto, as iniciações não são obrigatórias. Elas são cerimônias simbólicas durante o qual é explicado como o membro será composto pelo novo grau que está prestes a estudar. Esta é a beleza das iniciações da Ordem da Rosa-Cruz, porque são de aspectos simbólicos.

Vocês tem ligações com as lojas maçônicas?

Não. Não existe nenhuma ligação. A Ordem da Rosa-Cruz é completamente independente da Maçonaria. E aqui no Senegal, como em outros lugares, não há ligações e eu nunca busquei-as com os maçons responsáveis por isso.

Qual é o perfil para a Ordem da Rosa-Cruz?

Para se tornar um membro de nossa Ordem, a pessoa apenas deve estar interessada em filosofia, especialmente em questões relacionadas com os mistérios da vida, o universo, a natureza do homem, para tentar entender por que ele está aqui na Terra e de como melhorar nossas vidas. Estudamos temas como o conceito de Deus, a alma humana, tempo, espaço, matéria, a consciência, a meditação, a oração, as fases de nascimento, morte, depois de vida. Portanto, é um variedade de tópicos interessantes para os interessados, que serão oferecidos aos membros para reflexão.

Organizações como a sua são considerados movimento elitista. É que para acessar a Ordem da Rosa-Cruz deve ser patrocinado?

A AMORC não é um movimento elitista e não há patrocínio ou nomeação em nossa Ordem. Isto é, aquele que se torna um membro da Ordem, torna-o por si mesmo. É o próprio processo. Por exemplo, ele ouve falar da Rose-Croix na televisão, rádio ou outros, podendo, assim se aproximar de nós.

Ela adere a movimentos exercendo a sua influência sobre alguns políticos, especialmente na África. É este o seu caso?

Na imaginação de pessoas de alguns países, sim, mas isso é totalmente falso. A Amorc é completamente apolítico na medida em que fazer política ou falar de política na Ordem é um padrão de radiação. Entre os membros da Ordem, no Senegal, eu acho que, como nunca falamos sobre política, entre nós, há pessoas que apóiam o governo e outros certamente estão na oposição. Que é válido para o Senegal é válido para outros países africanos e mesmo na França. Eu sei que em França, há Rosacruzes que são da direita, esquerda ou centro.

Não nos envolvemos em termos políticos, porque não temos uma posição política. Eu, pessoalmente, não. Eu nunca falo sobre política. Às vezes eu me encontro com personalidades importantes da política, quando eu estou em uma visita oficial, que pode ser um chefe de Estado, o Presidente da Assembléia Nacional ou do Senado, mas eu não falo com eles sobre política. Eu falo sobre filosofia, porque eu não sou um político, ou, às vezes, eu não concordo com a forma como o país é governado. Mais isso não é meu papel, eu não sou um político. Eu tento entender modestamente, quando eu falo com as pessoas, que é o valor de uma função qualquer, ela é colocada ao serviço do bem comum. Eu tento dar um sentido humanista.

Sua filosofia se inclina sobre a paz social entre os povos. Vimos movimentos como o Grande Oriente da França ou da Grande Loja Nacional da França para investir na busca da paz em alguns países em conflito. É que você está inscrito nessa lógica?

Ele já está feito. Nós publicamos um texto chamado Rosacruz contribuição para a paz, fluindo até mesmo na internet. Há uma cerimônia Rosacruz realizada uma vez por ano, em junho, aberta a todos os membros e não-membros e até mesmo chamado de "meditação em favor da paz." É um texto que é lido e apreciado em todo o mundo. Recentemente, foi escrito um texto chamado "deveres Rosacruzes, declaração de homem" que foi enviado a diversas personalidades. O documento é bem recebido em todo o mundo e contribui para a paz social entre as nações. Este texto tem rodado o mundo, traduzido em várias línguas e enviados para personalidades. Recebemos respostas positivas de chefes de estado, governo, da UNESCO, da ONU. Mas a diferença, se me permite, é que nossas ações são muito discretas, o que as torna mais eficientes.

Não há entre vós, uma melhor extensão de seu movimento, cujos membros ocupam um certo status social, como sendo líderes de opinião?

Como eu disse e você pode conferir, a Ordem da Rosa Cruz é aberta a todas as classes sociais. Há membros da Ordem que ocupam posições modestas como agricultores e pescadores. Também pode ter membros que ocupam cargos mais elevados na hierarquia social. Mas quando estamos sozinhos, somos todos iguais. Ninguém se sente diferente do que é socialmente. Não há elitismo social na Amorc. Pode haver alguma forma de elitismo em outros movimentos sociais que eu não vou citar, mas não na Amorc.

Movimentos como o seu não tem preconceitos favoráveis ​​em nosso país. ?

O homem como tal sente medo do desconhecido. É instintivo. Quando falamos sobre os Rosacruzes e nós não sabemos, eles dizem que são bruxos ou coisas assim. Eu ouvi tudo sobre os Rosacruzes. Na realidade, é o oposto de todos estes tipos de superstições. É para as pessoas aprenderem e a imprensa tem o dever de informar. Nosso objetivo não é o de recrutamento, mas ficaria feliz em ser visto pelo que realmente somos. A Ordem da Rosa-Cruz é reconhecidamente útil em vários países ao redor do mundo. Este é um movimento sério, humanista e realmente nunca foi um problema.

Na França, há atualmente um debate sobre o secularismo, tendo havido reação e muito movimento, como as lojas maçônicas. Qual é a posição dos rosacruzes sobre esta questão?

A Amorc é favorável ao Laicismo. Não confundir religião com R maiúsculo de um lado e o E do Estado, de outro. Eu acho que em alguns países, o secularismo é confundido com o laicismo. Na França, não há, nos últimos anos, uma mudança na direção oposta quando, em nome do secularismo, a tendência tem sido a de combater a espiritualidade e isso é um erro. Deve-se abrir para o Laicismo positivo, que permite que todos se unam, pois cada um deve ser livre em suas crenças Este é um exercício difícil, mas não deve ser posto de lado. Se um país é governado em nome de princípios religiosos, em algum momento, pode necessariamente ser um problema. O Laicismo respeita todas as crenças religiosas e faz uma distinção entre essas crenças e a direção que é dada aos assuntos do Estado. O Laicismo é a abordagem errada do Secularismo. Na França, há ideólogos que, em nome do Laicismo, combatem a espiritualidade, mas eles são na verdade secularistas. O Laicismo deve ser aberto em vez de espiritualidade, e não deve haver lutar, caso contrário, seria uma nova forma de intolerância. 


 Fonte: Seneweb.com - Actualites - Clique neste link para conferir




Visite o site oficial da Ordem Rosacruz – Grande Loja da Jurisdição da Língua Portuguesa, clicando neste link:  http://www.amorc.org.br/

Rua Nicarágua, 2620 – Bacacheri – 825-260 – Curitiba – PR
Fone (0XX41) 3351-3000 – FAX: 3351-3065 e 3351-3020





Nenhum comentário:

Postar um comentário