Curiosidades Esotéricas - Xadrez: Origens Esotéricas
O xadrez é um jogo antiquíssimo, tem muitos
milênios de existência, e por isso não é de se estranhar que estejam ligadas a
ele lendas cuja veracidade é difícil de comprovar, devido à sua antigüidade.
Para compreendê-lo, não é necessário ser um mestre no xadrez, basta
simplesmente saber que o tabuleiro onde se joga está dividido em 64 casas,
divididas igual e alternadamente em brancas e pretas.
Uma das lendas diz: O jogo de xadrez foi
inventado na Índia. Quando o rei Cheram o conheceu ficou maravilhado do
engenhoso que era esse jogo e da múltipla variedade de posições que nele são
possíveis.
Ao se inteirar que o inventor era um de seus
súditos, o rei manou chamá-lo com o objetivo de recompensá-lo pessoalmente por
seu acertado invento. O inventor, de nome Seta, apresentou-se ante o soberano,
vestindo-se com muita modéstia, e que vivia graças aos meios que lhe
proporcionavan seus discípulos.
Seta, quero te recompensar dignamente
pelo engenhoso jogo que inventaste, disse o rei. O sábio agradeceu, mas não
aceitou a generosidade. Sou rico o bastante para cumprir qualquer desejo teu.
Diz-me recompensa que desejas e eu te satisfarei. Seta continuou calado. Não
sejas tímido, expressa teu desejo, não vacilarei em nada para satisfazê-lo.
Grande é a tua magnanimidade, ó soberano, porém
concede-me um curto prazo para meditar sobre a resposta, e amanhã, depois de
árduas reflexões comunicarei ao senhor a petição.
Quando ao dia seguinte Seta se apresentou de novo
ante o trono, deixou o rei maravilhado por sua petição sem precedentes.
Soberano, disse Seta, manda que me entreguem um grão de trigo pela primeira
casa do tabuleiro de xadrez. Um simples grão de trigo?, contesto admirado o
rei. Sim, soberano, e pela segunda casa ordene que me entreguem dois grãos,
pela terceira quatro grãos, pela quarta oito, pela quinta dezesseis, pela sexta
trinta e dois etc.
Basta, o rei interrompeu irritado, receberás el
trigo correspondente às 64 casas do Tabuleiro de acordo com teu desejo: a cada casinha
receberás uma dupla quantidade que pediste, porém deverás saber que tua petição
é indigna de minha generosidade; ao me pedir tão mísera recompensa menosprezas
irreverentemente minha benevolência. Em verdade, como sábio que és deverias Ter
dado maior prova de respeito ante a bondade de teu soberano. Sai daqui, meus
servos te darão esse saco de trigo que solicitaste.
Os matemáticos da corte trabalharam intensamente
para calcular a recompensa de Seta, que ficou esperando na porta do palácio
real. Somente ao amanhecer do outro dia o matemático chefe da corte solicitou
audiência para apresentar ao rei um informe muito importante: Ó rei, calculamos
escrupulosamente a quantidade de grãos que Seta deseja receber. Resulta uma
cifra astronômica, absurdamente gigantesca. Seja qual for sua magnitude,
interrompeu com altivez o rei, meus graneiros não empobrecerão meus depósitos,
prometi dar a recompensa a Seta e portanto eu a entregarei. Soberano, agora não
depende de tua vontade o cumprir semelhante desejo, em todos os teus graneiros
não existe a quantidade de trigo que exige Seta. Tampouco existe nos graneiros
de todo o reino, até mesmo os graneiros do mundo são insuficientes.
Se desejas entregar sem falta a recompensa
prometida, ordena que todos os reinos da terra se convertam em lavouras, manda
secar mares y oceanos, ordena fundir os gelos y as neves que cobrem os
distantes desertos do norte, que todo o espaço seja totalmente semeado e se
ordene entregar toda a colheita obtida a Seta. Somente então receberá sua recompensa.
Diz-me qual é essa cifra tão monstruosa de grãos, disse o rei, reflexionando
espantado. Ó soberano, são DEZOITO QUINTILHÕES, QUATROCENTOS E QUARENTA E SEIS
QUATRILHÕES, SETECENTOS E SETANTA E QUATRO TRILHÕES, SETENTA E TRÊS BILHÕES,
SETECENTOS E NOVE MILHÕES, CINQÜENTA E UM MIL E SEISCENTOS E QUINZE
18.446.744.073.709.051.615).
Ou seja, é o mesmo que 2 elevado à potência 64...
A recompensa do Inventor do Xadrez deverá ocupar
um volume aproximado de 12.000 Km3. Se o graneiro tivesse 4 metros de altura e 10 de
largura, seu comprimento teria que ter 300.000.000 de quilômetros, ou seja, o
dobro da distância que separa a terra do sol. (trechos tomados do livro O
Divertido Jogo das Matemáticas, de autoria de Perelman.)
ASPECTO ESOTÉRICO DO XADREZ
Símbolos das partes do tabuleiro
Representa em si o Jogo da Vida. A vida é um tabuleiro de xadrez, na qual cada um de nossos atos é uma jogada. Se nossas jogadas são boas, inteligentes e oportunas o resultado será o êxito, saúde e longevidade. Se pelo contrário nossas jogadas são feitas de má-fé, egoístas e inoportunas, o resultado será o fracasso, a enfermidade e a morte. Se analisamos numericamente a quantidade de casas num tabuleiro, encontraremos 64, que para efeitos cabalísticos nos dá um total de 10, o qual representa a Lei da Recorrência, a Repetição, a Retribuição, a Roda do Samsara, as forças evolutivas.
A quantidade de casas brancas é 32 (3 + 2 = 5), a
lei do Dharma. Em linguagem mística da luz, quando nos iniciamos no tabuleiro
da existência nos recebem as forças brancas, ou seja, os peões com suas forças
brancas, ou seja, os peões brancos nos dão as boas-vindas, indicando que
começamos a Evoluir. Como quer que nada na Natureza está extático, chega o
momento em que se fracassa e caímos nas garras das forças involutivas. A
quantidade de casas pretas é de 32 (3 + 2 = 5), a lei do Karma. Na linguagem
mística das trevas, é a decadência, a disfunção e a morte.
O bem e o mal não existem. Uma coisa é boa quando
nos convém e má quando não nos convém. O bem e o mal são uma questão de
conveniências caprichosas da mente. O homem que inventou os fatídicos termos
Bem e Mal foi um atlante chamado MAKARI KRONVERZYON, distinto membro da
sociedade científica AKALDAN, situada na submergido continente atlante. Esse
velho sábio jamais suspeitou do grave dano que causaria à humanidade com a
invenção dessas suas duas palavrinhas.
Os Peões:
Quando enfocamos o jogo nos aspectos militares
sobretudo nas cortes medievais, simbolizam os soldados do Rei, que é a base dos
planos do peão para que avance, é um germe de debilidade que se cria.
Os oito peões são as oito Virtudes da Mãe
Devi-Kundalini, que são: Compreensão, Vontade, Verbo, Reto pensar, Reto sentir,
Reta maneira de ganhar a vida, que haja Paz e que haja Amor. Também representa
o Arcano oito do Tarô (ou seja, o Padrão das Medidas): a Justiça, cada um de
nós lutando contra os contratempos.
Os movimentos são muito limitados, as sombras do
pecado desse Rei Interno de cada um de nós que nunca pecou, tu sabes.
As Torres:
Simbolizam o estado de Alerta Percepção e de
Alerta Novidade, nos Grandes Mistérios davam ao neófito o Cinzel e o Martelo
para que fosse polindo as duas colunas do Templo, a Branca e a Negra, ou
melhor, a Dórica e a Jônica. Os Cimentos da torre na época medieval eram de
pedra e quase todas as torres estavam feitas deste material, símbolo
resplandecente de la
Energia Sexual.
Os Cavalos:
Representam a Ousadia e o valor para eliminar o
Medo, seus movimentos descrevem o esquadro r o compasso, tão importantes nos
estudos maçônicos. Seus movimentos são em forma de L, que no sistema de
numeração romana tem o valor de 50, que decompondo-se nos está indicando a Lei
em Rigor.
Os Bispos:
Nas cortes medievais conheciam-se com o nome de
Bispos e eram os que estavam mais próximos ao Rei; alegorizavam as Lanças, a
Urânia-Vênus dos Gregos.
O Rei:
Representa a Sabeduria, nosso Real Ser, el V.M.
Interno, a Estrela Interior que sempre nos sorri.
Todo o jogo do Xadrez consiste em colocar o rei
em uma situação tal que não possa mover-se e então é quando se lhe dá a Morte,
o Xeque-Mate. É sabido que terminada uma partida de xadrez se pode iniciar mais
uma vez, segundo os acordos dos jogadores, porém o Rei segue sendo o Rei e este
não muda, assim é nosso Real Ser. É o que foi, o que é e o que será.
Deve-se notar que alguns valores que temos dado
às não são os valores clássicos, senão Esotéricos.
A Rainha:
Não poderia faltar no Tabuleiro da existência e
no xadrez o elemento feminino, o princípio universal da vida, o qual
resplandece em toda a Obra, o próprio Deus; o Rei desdobrado em Mulher, o
Eterno Amor que flui e reflui em todo o criado.
Desde crianças pedimos suas ternuras porque Ela é
a outra metade de nosso Ser e vice-versa.
Sem a Dama, a Rainha, em uma partida de xadrez,
nos sentimos sem o poder supremo, estamos perdidos.
Se fazemos um estudo transcendental das
diferentes culturas vemos como por trás da glória dos Grandes Homens Ilustres
sempre havia uma Mulher, como a Sacerdotisa de Tebas, em meio de tochas falou
às multidões, como a Sacerdotisa dos Templos de Mistérios. Reinou no Egito,
como Vestal de Delfos, sob o nome de Pitonisa... Um grande Mestre disse: O
Summum da Beleza é a Mulher, a Natureza, a Música, as Flores, uma Paisagem...
uma criança nos comove, porém a mulher nos comove e nos atrai, nos inspira e
nos provoca.
A liberdade de movimentos da Rainha, num
tabuleiro de xadrez, é formidável, os valores fundamentais do xadrez são o
Tempo, ou seja, a Rapidez, para realizar os planos, o espaço , o domínio do
maior número de defeitos; se as jogadas no xadrez são bem feitas e com força
suficiente, se o desenvolvimento e as circunstâncias foras maravilhosos, o
resultado será a Vitória.
Na vida, o homem se enfrenta com inúmeros
problemas, cada pessoa necessita saber como resolver cada um desses problemas;
inteligentemente todo xadrezista sabe que toda solução está no próprio
problema, sempre que haja a tranqüilidade e equilíbrio perfeitos entre a Mente,
a Emoção e o Centro Motor.
No mundo existe uma enorme quantidade de pessoas
a quem se lhe proporcionou elementos para triunfar na vida, porém carecem de
hábitos e da capacidade para Raciocinar logicamente, porque podemos assegurar
que todos os seres humanos somos pedras de xadrez no Tabuleiro da Vida; e sobre
nós estão Seres Superiores que umas vezes dão apoio às pedras pretas e outras
às brancas.
Cada um de nós está nestes momentos repetindo a
mesma partida de sua vida passada, mais as conseqüências, boas ou más, sob os
efeitos da Lei de Recorrência. Jogadores Inconscientes que não aprendemos a
jogar inteligentemente e que nosso destino não o decide um só propósito senão
milhares e milhares de agregados. psicológicos.
Todos os seres humanos sem um Ensinamento
superior somos como uma partida de xadrez sem peões, curtos de inteligência e
com muitas limitações, que ignoramos que dentro de nós terríveis possibilidades
que devidamente desenvolvidas nos levariam à Vitória Final.
A Gnose pois nos convida mediante o jogo-ciência
a ser verdadeiros jogadores inteligentes e conscientes, como também para mover
dentro de Forças superiores ignotas, que farão de nós Homens reais e
verdadeiros.
Síntese do Xadrez Esotérico na Prática
Trabalho Arcânico no Xadrez Esotérico
* Rei e a Rainha. Simbolizam o homem e a mulher
trabalhando na Grande Obra, o Arcano AZF.
* Os Bispos são a Lança e a Gadanha, simbolizando
desta maneira à Mãe Divina fabricando Corpos e desintegrando Defeitos.
* Os Cavalos. Simbolizando a força que vai-se
adquirindo através do trabalho com a energia sexual transmutada, simboliza
também a Inteligência, a amizade e o triunfo.
* As Torres simbolizam o Corpo Astral e o Mundo
Mental. As saudações JÁKIN-BOAZ, que se faz à entrada de todo templo e que o
homem e a mulher deve fazer no momento de ir ao trabalho sexual AZF.
* Os Peões. Indicando as 8 Virtudes da Kundalini
e que devemos conquistar para poder ser aceitos por Devi Kundalini.
* O Tabuleiro. É o jogo da Vida e não sabemos se
estamos jogando a última partida.
* Os Quadrados Pretos e Brancos. Que algumas
vezes as pretas nos dão força e outras as brancas. Positivo e negativo. O
equilíbrio em tudo.
* A palavra Xadrez (Nota do Tradutor: em espanhol AJEDREZ. A
partir de agora, o Mestre Samael explica o significado das letras que compõem a
palavra Ajedrez).
Simbolicamente vemos a Balança da Justiça Cósmica assim:
A letra A: a água, ou seja, o Karma.
A Z: o fogo, ou seja, Dharma.
A D: O equilíbrio que se deve ter em tudo e assim
lograr realizar-nos.
Si decompomos mais as letras, vemos o seguinte:
A letra J: simboliza o Bastão dos Patriarcas.
A E: simboliza os Quatro Elementos da Natureza. A
Esfinge do Egito milenar. O Verbo.
A R: O fogo Sagrado del Espírito Santo. A Mãe
Divina Kundalini.
Autoria deste texto: V.M. Samael Aun Weor
Fonte: Esoterikha.com: http://www.esoterikha.com/gnose/curiosidades_xadrez.php (acessado dia 02/06/2013, às 00h07m, data e horário de Mato Grosso do Sul)
Obs: O presente
texto foi transcrito mantendo-se a ortografia e as acentuações gráficas do
original.
Nenhum comentário:
Postar um comentário