segunda-feira, 28 de maio de 2012

Esperanto – primeiro curso instalado no Brasil completa 100 anos neste mês de maio








Luiz Carlos Nogueira














Neste mês de maio o Esperanto está completando 100 anos, ou seja, a Língua Internacional Neutra, cujo primeiro curso, do qual se tem notícia, foi instalado no Brasil pela Federação Espírita Brasileira (FEB).


Segundo pesquisas, o Esperanto é a língua artificial mais falada no mundo e foi criada pelo médico polonês Ludwik Leizer Zamenhof , tendo publicado a sua versão inicial em 1887, com a idéia de proporcionar uma língua mais fácil de aprender, para que servisse como língua franca internacional, para ser utilizada pelas pessoas do mundo inteiro em suas comunicações, ao contrário de uma “Babel”.


O Esperanto teria contado com o apoio do espírito de Francisco Valdomiro Lorenz,  poliglota e filósofo nascido no Império Austro-Húngaro (hojeRepública Tcheca), que falava mais de 100 idiomas e que introduziu, junto à FEB, o   movimento esperantista no Brasil.


Caso o leitor tenha algum texto escrito em Esperanto, já pode traduzi-lo pelo Google Translation, bastando para isso acessá-lo por este link: http://translate.google.com/#


Veja um exemplo abaixo, retirado do Livro dos Espíritos. Trata-se da questão 147 escrita em Esperanto e traduzida através do citado mecanismo do Google:



147. Kial estas ke anatomistas, fiziologoj, kaj Ĝenerale, ili profundigas la scienco de la naturo, estas tiel ofte kondukis al materialismo?
"La fiziologo raportas al kio vidas. Fiero de viroj, kiu pensas ke ili scias ĉion kaj ne agnoskos ke estas io iu kiu ili estas super la kompreno. Mem kiu kultivas la scienco plenaj de okuloj. Pensu ke
Naturo nenio povas teni ilin kaŝita. "



147. Por que é que os anatomistas, os fisiologistas e, em geral, os que aprofundam a ciência da Natureza, são, com tanta freqüência, levados ao materialismo?
“O fisiologista refere tudo ao que vê. Orgulho dos homens, que julgam saber tudo e não admitem haja coisa alguma que lhes esteja acima do entendimento. A própria ciência que cultivam os enche de presunção. Pensam que a Natureza nada lhes pode conservar oculto.”

Matérias relacionadas:

A iniciativa de chamar a atenção dos espíritas para o Esperanto nós a devemos ao vulto ímpar de Leopoldo Cirne, quando, no exercício da presidência da Federação, faz publicar importante ma...
http://www.febnet.org.br/site/estudos.php?SecPad=40&Sec=126

O Esperanto é uma língua  planejada, de fácil aprendizado, cujo objetivo é possibilitar a comunicação entre pessoas de línguas diferentes. Concebido pelo médico polonês Dr. L&aacut...
http://www.febnet.org.br/site/estudos.php?SecPad=35&Sec=170

La iniciaton veki la intereson de la spiritistoj pri Esperanto ni ŝuldas al la senkompara figuro de Leopoldo Cirne, kiam li, kiel prezidanto de la Brazila Spiritisma Federacio, publikigis gravan deklaron de francaj spiritistoj pri ...
http://www.febnet.org.br/site/estudos.php?SecPad=40&Sec=174

Conheça algumas personalidades que contribuíram para a construção da história, fortalecimento e divulgação do Espiritismo. Adolfo Bezerra de Menezes Adelaide Câmar...
http://www.febnet.org.br/site/estudos.php

Conheça algumas personalidades que contribuíram para a construção da história, fortalecimento e divulgação do Espiritismo. Adolfo Bezerra de Menezes Adelaide Câmara ...
http://www.febnet.org.br/site/pesquisas.php?SecPad=46&Sec=543

4 comentários:

  1. Prezado Luiz Carlos:

    No primeiro parágrafo de seu texto há duas impropriedades.

    Primeiro, que o esperanto foi introduzido no Brasil há 100 anos, ou seja, que ele teria sido introduzido no Brasil em 1912. Isto não é verdade! O esperanto foi introduzido no Brasil em 1898, portanto, há 114 anos.

    Segundo, que teria sido o espiritismo o introdutor do esperanto no Brasil. O introdutor do esperanto no Brasil foi o desembargador Baggi de Araujo, que de espírita não tinha nada.

    O ano de 2012 marca isso sim o centenário do início do uso do esperanto pela FEB, que ocorreu em 1912.

    Aloísio Sartorato
    Rio, Brazilo

    ResponderExcluir
  2. Concordo completamente com o Aloísio. O Esperanto não está associado exclusivamente a nenhum movimento religioso, político, social, etc. O esperanto é uma língua neutra da qual várias instituições se servem dela para divulgar os seus ideais.

    ResponderExcluir
  3. Caro Aloísio,


    obrigado, realmente você está correto. A minha redação foi equívoca, tanto que modifiquei o título e o primeiro parágrafo. Na verdade a notícia que obtive, segundo a fonte, trata-se da instalação do primeiro curso de esperanto instalado no Brasil e não --introduzido. E segundo a FEB, um dos apoiadores teria sido o ESPÍRITO do Zamenhof. Bom essa questão de espírito apoiador é uma outra coisa, que apenas noticiei, ficando a critério de cada um acreditar ou não.

    Um abraço - Luiz Carlos Nogueira

    ResponderExcluir
  4. Prezado Luiz Carlos Nogueira,

    Parabenizo-o por retificar seu texto, postura das mentes superiores. Gostaria de contribuir ainda com a informação de que há 100 anos, de fato, acontecia a instalação do primeiro curso de Esperanto na FEB, mas no Brasil outros aconteceram anteriormente em mais de um ponto do país. Gostaria também de oferecer um link para matéria do meu BLOG, onde o leitor poderá saber mais sobre o que é (e o que não é) o Esperanto.

    Um abraço,
    Pedro Cavalheiro

    http://culturoscopio.blogspot.com.br/2011/04/esperanto-lingua-internacional.html

    ResponderExcluir