quarta-feira, 18 de julho de 2012

ACERCA DO OCULTISMO

























Ocultismo é a ciência que estuda os mistérios da Natureza e o desenvolvimento dos poderes “psíquicos”, poderes estes latentes na alma humana. O Ocultismo apresenta-se como um sistema filosófico-científico absolutamente distinto, com suas teorias, os seus métodos, suas formas de ensino e difusão completamente diferente da ciência contemporânea. Enquanto a ciência contemporânea publica todas as suas teorias experimentais, o ocultismo trata de separar o que deve e o que não deve vir à luz.


Há, no Ocultismo, três espécies: prático, filosófico e esotérico.


O Ocultismo prático compreende o magnetismo, o hipnotismo, a sugestão mental, a alquimia, a astrologia, a quiromancia, a fisiognomonia, a grafologia, a magia.


O Ocultismo filosófico trata de  moral, sociologia, metafísica e teologia.


O Ocultismo esotérico trata de penetrar no mais íntimo de todas as ciências, crenças e pesquisas.


Para o Ocultismo, tudo o que existe forma uma imensa Unidade. A maioria dos eventos apresenta-se em forma de trindade. No Universo, há três planos: o mundo divino, o mundo moral e o mundo material. No corpo humano, as três partes são: cabeça, tronco e
membros. Fala-se também dos sete princípios. No ser humano, por exemplo, as três  partes decompõem-se em sete princípios, quais sejam: cabeça, peito, braço direito, braço esquerdo, ventre, perna direita e perna esquerda.


O Ocultismo dá grande ênfase ao elemento cósmico chamado Força. Na Força, há dois atributos, atração e repulsão; um atrai e o outro repele. Daí, a importância do magnetismo fisiológico que, à semelhança do magnetismo terrestre, pode atuar de forma positiva ou negativa. Por isso, o cuidado que deve ter todo aquele que procura ser um filiado da comunhão do pensamento ocultista. O lema é: “Fazermos aos outros o que gostaríamos que os outros nos fizessem”.


Os conselhos práticos podem ser resumidos: ser humilde e modesto; ouvir e pensar mais do que falar; ouvir opiniões alheias, sem as contrariar; dar opinião, sem impor; contribuir sempre para o progresso geral do ambiente em que estiver inserido. Treinar muito a respiração, pois com ela pode-se estabelecer um equilíbrio físico e espiritual Estar sempre concentrado naquilo que estiver fazendo, sem almejar fama ou posição de destaque.


Embora o Ocultismo seja cunhado de obscurantista, não resta dúvida que tem muitos conselhos práticos para uma conduta exemplar no bem. (LORENZ, Francisco Waldomiro. Lições Práticas de Ocultismo Utilitário. São Paulo: Lorenz, 1991.









Como, então, poderia ser possível conceber que um homem entrasse pela “porta estreita” do Ocultismo quando seus pensamentos, a cada dia e hora, estão presos a coisas mundanas, desejos de posse e poder, à luxúria, à ambição, e aos deveres que, embora honrosos, são ainda da terra, terrenais? Mesmo o amor pela esposa e a família – a mais pura e mais altruísta das afeições humanas – é uma barreira ao verdadeiro Ocultismo.


O aspirante tem de escolher absolutamente entre a vida do mundo e a vida do Ocultismo. É inútil e vão empenhar-se em unir os dois, pois ninguém pode servir a dois mestres e satisfazer a ambos. Ninguém pode servir ao seu corpo e à Alma superior, e cumprir com suas obrigações familiares e deveres universais, sem privar um ou outro de seus direitos;


Isso seria uma luta incessante e enlouquecedora para quase todo homem casado que estivesse procurando o verdadeiro Ocultismo prático, em vez de sua filosofia teórica.  Pois ele encontrar-se-ia sempre hesitante entre a voz impessoal do divino amor pela Humanidade, e a do amor terreno, pessoal.


E isso só poderia conduzi-lo a falhar em um ou outro, ou talvez em ambas as obrigações. Pior do que isto. Pois, quem quer que seja indulgente, uma vez que tenha comprometido a si mesmo com o OCULTISMO, na gratificação de luxúria e amor terrenos, sentirá quase imediatamente um resultado: será irresistivelmente arrastado do estado impessoal divino para o plano inferior da matéria. (BLAVATSKY, Helena Petrovna. Ocultismo Prático. São Paulo: Pensamento, 1989)

2 comentários:

  1. por acaso você tem esse livro em pdf ou fisico para vender? não acho !

    ResponderExcluir
  2. Ambos os exemplares são da Livraria Cultrix/Pensamento. Entre no site dessa Livraria e faça uma pesquisa, para saber se tem disponíveis para venda.

    ResponderExcluir