domingo, 26 de agosto de 2012

ANIMA MUNDI OU ALMA DO MUNDO — A REPRESENTAÇÃO DO PONTO DENTRO DO CÍRCULO














Luiz Carlos Nogueira











O ponto dentro do círculo representa um dos Aforismos Rosacrucianos, ou seja, de que está presente no universo, a Alma do Mundo ou o Espírito Universal (Verbo, Logos, etc. que em outras denominações que significam o mesmo conceito). Em outras escolas esotéricas é conhecida como Anima Mundi

Para os Rosacruzes o círculo simboliza o Infinito ou o Absoluto em seu estado Imanifestado, e o ponto é o foco de tal revelação. O Absoluto ou Infinito Imanifestado é  segundo as correntes místicas ou esotéricas, a conseqüência da Alma Universal. É a idéia do Ovo Cósmico que os antigos ocultistas abrigavam.

Assim, comparam a Alma do Mundo ao alegórico Ovo Cósmico, que contém em si o germe como que de um ovo, que vai se desenvolvendo até eclodir uma forma material e ativa, por assim dizer: que carrega in nuce, o princípio que vitaliza.

Portanto, não há o que se estranhar, que desde as épocas mais prístinas do entendimento da humanidade, o ovo era o símbolo mais empregado para indicar os mistérios da existência e da vida. De tal sorte, os ensinamentos ocultos preferem-no para sugerir a Causa Primeira, que depois foi sendo alegoricamente admitida na imaginação dos antigos pensadores (egípcios, persas, assírios e gregos), pela representação de uma Ave invisível que botava um ovo no caos, de onde surgia o universo.

Para os egípcios o deus Rá, assim como Brama, incubava o ovo do universo. Os cristãos das igrejas latinas e gregas, também chegaram a adotar esse símbolo, porque lembrava-lhes a ressurreição e a vida eterna. Daí o costume de presentear com ovos de páscoa, que perdura até nossos dias.

Por conseguinte, retomando à alegoria da Alma do Mundo, os antigos ensinamentos de todas as doutrinas, diziam que o Mundo tinha uma Alma indivisível e que as personalidades humanas e suas almas, embora aparentassem estar separadas, na verdade estavam atreladas e unidas por laços etéreos ou invisíveis.

Tudo isso podemos achar escrito em A Doutrina Secreta dos Rosa-Cruzes, de William Walker Atkinson, o Magus Incognito (Ed.Pensamento, SP, 1976 – Tradução de Frederico Pessoa de Barros). E a parte mais interessante do seu livro, explica que “O Logos, como idéia, é uma variedade especulativa — filosoficamente falando — que o conceito fundamental da Alma Vital, já que o Logos, cuja evolução vem desde a escola de Heráclito de Éfeso, apresenta-se, sob uma lei do mundo objetivo, como uma espécie de elemento diretor que regular os movimentos de equilíbrio das coisas. Não se pode esquecer que o Logos constitui a parte vital da filosofia estóica. Esta escola tinha-o como força motriz que gerava no Universo um princípio produtor. A esse respeito se disse: ‘O Logos é um Ser intermediário entre Deus e o mundo, e está difundido pelo mundo objetivo. O Logos não existe desde toda a eternidade, como existe Deus; e, contudo, sua gênese não é da mesma índole que a nossa ou que as das outras criaturas. É o Unigênito de Deus. Deus criou o mundo por meio do Logos’

“Mas existe outro conceito de grande importância — por outro aspecto, uma variação do mesmo axioma — e é o chamado Demiurgo. Que valores estão encerrados dentro deste conceito? Os discípulos de Platão consideraram o Demiurgo como Poder que Deus ser serviu para criar o Universo. Essa concepção é magnífica, se se levar em conta  que existe uma analogia entre esse conceito e o do Deus-Natureza, proclamado pelos panteístas, e a chamada Natureza vivente dos adeptos de outras escolas filosóficas que floresceram na época do esposismo. A Vida Universal era o Demiurgo, e as almas das criaturas viventes são grãos dele desprendidos. Embora seu verdadeiro sentido , junto aos discípulos de Platão, não chegasse à concepção definida de que o Demiurgo era Deus, significava evidentemente a primeira manifestação de Deus ao criar o Universo e ao mantê-lo na forma de Matéria e Espírito.”

2 comentários:

  1. Qualquer divindade só vai existir se você acreditar nela.

    ResponderExcluir
  2. Lindo Luiz Carlos.
    Estamos presos em um mistério, velados em um enigma, trancados em um enigma.
    ~ Terence Kemp McKenna 1946-2000.

    ResponderExcluir