sábado, 16 de março de 2013

O Homem pode ter felicidade, quando consegue controlar sua mente – Este é um dos ensinamentos de Buda.















“Não há nenhum meio pelo qual se possa escapar da cilada das paixões mundanas. Suponhamos que você tenha apanhado uma cobra, um crocodilo, um pássaro, um cão, uma raposa e um macaco, seis criaturas de natureza muito diversa, e que as tenha amarrado junto com uma corda e as tenha deixado ir. Cada uma delas tentará voltar às próprias tocas, por seus próprios meios: a cobra procurará abrigo na grama, o crocodilo buscará a água, o pássaro quererá voar, o cão procurará uma aldeia, a raposa procurará as solitárias orlas da floresta e o macaco procurará as árvores. Na tentativa de cada um buscar o caminho da fuga, haverá luta, mas, estando atados uns aos outros pela corda, o mais forte deles arrastará todo o resto.

Como as criaturas nesta parábola, o homem é tentado de diversas maneiras pelos desejos dos seus seis sentidos - olhos, ouvidos, nariz, língua, tato e mente - e é controlado pelo desejo predominante.

Se as seis criaturas forem atadas a um poste, elas tentarão fugir até se extenuarem. Assim, os homens deverão treinar e controlar a mente, para que não tenham preocupações com outros cinco sentidos. Se a mente estiver sob controle, eles poderão ter felicidade não só agora, como também no futuro.”




Texto extraído do Livro “A Doutrina de Buda”, ofertado pela:


Fundação Educacional e Cultural Yehan Numata 
Mitutoyo Sul América Ltda. 
Av. João Carlos da Silva Borges, 
CEP 04726-002 1240, 
CX. Postal 4255, Santo Amaro, 
São Paulo-SP, Brasil 
Tel: 5643-7755 Fax: 5641-3722



Visite o site Bukkyo Dendo Kyokai (BDK) 
Sociedade para a Promoção do Budismo 

Bukkyo Dendo Kyokai 
3-14, 4-chome 
Shiba Minato-ku 
Tokyo 108-0014 Japão 
Tel. (03) 3455-5851 

Clique neste link:


Nenhum comentário:

Postar um comentário