terça-feira, 26 de março de 2013

OS CÁTAROS ERAM HEREGES?







Luiz Carlos Nogueira





Eram consideradas hereges pela Igreja Católica, as pessoas que não aceitavam e questionavam seus dogmas. Esta condição era um dos motivos que levavam tais pessoas a enfrentarem os tribunais da inquisição. A Inquisição foi instituída pela Igreja Católica Apostólica Romana, com a finalidade de investigar e descobrir os hereges, para reprimi-los com punições severas, que quando não deixavam as pessoas inválidas pelos suplícios que lhe eram aplicados, levavam-nas à morte. A chamada Inquisição Episcopal teve existência desde os primeiros dias da formação da Igreja e foi aplicada até antes do Concílio Vaticano II. A Inquisição Pontificial, foi instituída pelo Papa Gregório IX, nos anos de 1.231 d.C, especialmente destinada a combater os Cátaros (do Grego: “Katharo”, que significa “puro”).

Por que o combate aos Cátaros?

Ora, os Cátaros não reconheciam Jesus como filho de Deus, além de defender a igualdade das mulheres com os homens. Além disso, não aceitavam o ritual de consagração da hóstia, adotando cerimônias muito simples, quando então apenas repartiam o pão entre os participantes. Assim os Cátaros eram cristãos que pensavam diferente da Igreja Católica, no entanto, por simplesmente discordarem dos seus dogmas, foram vitimados pelas cruzadas e pela Inquisição.

Além disso, os Cátaros eram pessoas extremamente simples, que andavam maltrapilhas, vestindo batinas longas e pretas, com as cabeças raspadas, cujos votos muito se assemelhavam aos frades franciscanos. Pelas suas condutas simples, eram respeitados nas comunidades onde chegavam e passavam a conviver com as outras pessoas, tornando-se, por isso,  líderes religiosos que incomodavam o poder da Igreja Católica.

Na verdade o catarismo, foi uma religião que nascera do cristianismo, exatamente pelo fato de que seus seguidores diziam professar, segundo eles afirmavam, os verdadeiros,  ensinamentos de Jesus, o que mostrava diferenças enormemente conflitantes para com as doutrinas vaticanistas. Por causa disso eram acusados de hereges adoradores do diabo, pela Igreja, e provocavam reações terríveis da parte dos papas.

A Igreja Católica, por acaso não observava os ensinamentos do homem de Nazareth? Que segundo o Evangelho escrito por João, no qual Jesus teria dito:

“Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.” (São João 13;34)

O escritor Oscar Wilde[1] disse em uma das suas obras, sobre as formas de despotismo, que no caso, eu chamo de ditadura espiritual, cuja autoridade que a pratica não precisa ser necessariamente um Papa, pode ser qualquer um que arrogue para si a qualidade de possuir todas as verdades do mundo espiritual, e o direito de exigir que todos creiam nos seus dogmas religiosos:

“... não há necessidade alguma de separar o monarca da plebe: toda autoridade é igualmente má. Há três espécies de déspota. Há o que tiraniza o corpo. Há o que tiraniza a alma. Há o que tiraniza o corpo e a alma. O primeiro chama-se Príncipe. O segundo chama-se Papa. O terceiro chama-se Povo.”


Abrindo um parêntese, devo dizer que essa intolerância religiosa (que incita, além da discriminação, o cometimento de assassinato), não foi exclusiva dos inquisidores da Igreja Católica. Vemos isso no islamismo, como está claramente expressa no Alcorão[2], quando trata dos “infiéis”. Diga-se que infiéis no caso, são todos os que não são muçulmanos? Os que embora crendo em Deus, sejam eles de quaisquer outras religiões, são infiéis para os muçulmanos?

O que dizer então desta surata? É uma contradição?:

Não há imposição quanto à religião, porque já se destacou a verdade do erro. Quem renegar o sedutor e crer em Deus, ter-se-á apegado à verdade inquebrantável, porque Deus é Oniouvinte, sapientíssimo” (Surata 2:256)

Vejamos, por exemplo, algumas suratas a esse respeito:

2:190 - “Combatei, pela causa de Deus, aqueles que vos combatem...” Matai-os onde quer se os encontreis... combatei-os até terminar a perseguição e prevalecer a religião de Deus...”
2:193 – “E combatei-os até terminar a intriga e prevalecer a religião de Deus. Porém, se se converterem, não haverá mais hostilidades, senão contra os iníquos.”
2:244 “Combatei pela causa de Deus e sabei que Ele é Oniouvinte, Sapientíssimo”.
(Causa de Deus? Religião de Deus?)
3:157-158 “Mas, se morrerdes ou fordes assassinados pela causa de Deus, sabei que a Sua indulgência e a Sua clemência são preferíveis a tudo quando possam acumular.”
3:158- “E sabei que: tanto se morrerdes como ser fordes assassinados, a Deus retornareis”.
3:169 -“E não creiais que aqueles que sucumbiram pela causa de Deus estejam mortos; ao contrário, vivem, agraciados, ao lado do seu Senhor”.
3:195 - “[...] Quanto àqueles que foram expulsos de seus lares e migraram, magoados pela Minha causa, combateram e foram mortos, absorvê-los-ei de seus pecados e os introduzirei em jardins, abaixo dos quais correm os rios, como recompensa de Deus [...]”.
4:74 - “Que combatam pela causa de Deus aqueles dispostos a sacrificar a vida terrena pela futura, porque a quem combater pela causa de Deus, quer sucumba, quer vença, conceder-lhe-emos magnífica recompensa”.
4:76 – “Os crentes combatem pela causa de Deus; os incrédulos, ao invés, combatem pela do sedutor. Combatei, pois, os aliados de Satanás, porque a angústia de Satanás é débil”.
4:89 - “[...] Não tomeis a nenhum deles por confidente, até que tenham migrado pela causa de Deus. Porém, se se rebelarem, capturai-os então, matai-os, onde quer que os acheis, e não tomeis a nenhum deles por confidente nem por socorredor”.
5:54 “Ó fiéis, não tomeis por confidentes os judeus nem os cristãos; que sejam confidentes entre si. Porém, quem dentre vós os tomar por confidentes, certamente será um deles; e Deus não encaminha os iníquos”.

Voltando agora sobre a questão dos Cátaros, que foram perseguidos, torturados e mortos, por incontáveis anos em territórios franceses, por uma Cruzada Albigense[3]  impiedosa, fez culminar na criação do Tribunal do Santo Ofício, mais comumente conhecido como Inquisição. Essa sanha de perseguição abominável teria, segundo fontes históricas, acontecido no século 14, por aproximadamente 200 anos após o surgimento do Catarismo, tendo dessa forma, desaparecido pela tenacidade do papado e seu inimaginável poder que exercia sobre a Europa, na idade média.

Se a história não foi bem contada, pelo menos há registros de que o abade Arnoldo de Amaury, em julho de 1209, teria ordenado a matança de todos os cátaros que haviam se escondido na fortaleza de Béziers, no Languedoc, na França. E a ordem teria sido nestes termos: “Matem-nos todos. Deus saberá reconhecer os seus!”

Como já mencionei, não obstante os cátaros terem a Bíblia como seu livro sagrado, mais especialmente o Novo Testamento, eles acreditavam fudamentalmente no princípio da dualidade dos mundos, cujos reinos, um era invisível, resplandecente, onde reinava o bem, porque era comandado por Deus; o outro era material e visível, comandado pelo diabo — portanto, com essa visão, o catarismo queria dizer que o inferno era aqui mesmo na Terra, o planeta de expiações. De sorte que a vida humana tinha por objetivo a purificação dos espíritos, que teriam que reencarnar indefinidamente, até que ocorresse o dia do Juízo Final, quando todos se salvariam indo para o reino de Deus.

Ao contrário da Igreja Católica, através da “Santa Inquisição”, e do Alcorão Sagrado, os Cátaros não pregavam a matança dos que deles discordavam.

Bom, não pretendo tornar este assunto muito extenso, até porque o leitor poderá realizar outras pesquisas históricas a respeito dos Cátaros, mas para encerrar fica aqui uma pergunta:

— Afinal, quem era mesmo herege???


Outras fontes consultadas[4]:



[1] WILDE, Oscar. A Alma do Homem sob o Socialismo. Tradução de Heitor Ferreira da Costa. Porto Alegre: L&PM, 2003, p. 70.

[2] Alcorão Sagrado; versão portuguesa diretamente do árabe por Samir El Hayek, apresentação de S.E. Dr. Abdalla Abdel Chakur Kamel. São Paulo, Tangará, 1975.

[3] Nome esse em razão dos cátaros terem se aglomerado na cidade de Albi, ficando conhecidos, por isso, de Albigenses.

[4]  —BURL, Aubrey. Hereges de Deus: a cruzada dos Cátaros e Albigenses . Tradução de  Ana Carolina Trevisan Camilo. São Paulo: Madras, 2003.

—O’SHEA, Stephen. A Heresia Perfeita: a vida e a morte revolucionária dos Cátaros
na Idade Média . Tradução de André Luiz Barros, Rio de Janeiro: Editora Record, 2005.

—O’SHEA, Stephen. A Heresia dos Cátaros – Uma Revolução Medieval, ASA, 2003, edição portuguesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário